Tempo para o estudo

Desde pequena, gosto de estudar. Adolescente, sentava lá atrás, andava com a turma da bagunça, mas, ainda assim, continuava sendo representante de classe e firme nos estudos. Para os amigos que não queriam saber de estudar, eu sempre dizia que eu era, sim, a mais preguiçosa deles, e explicava que era por querer passar logo e ficar de férias mais cedo que eu me preparava e não deixava o estudo para depois...

Já adulta, estudando nos Estados Unidos em várias fases (em paralelo ou não ao trabalho), continuei a gostar de "aprender". Algumas disciplinas foram particularmente importantes para isso. Uma delas foi na Schreiner University, onde "aprendemos a aprender" em "Learning Skills". Dr. Lahman era um professor que ligava um novo dia a um novo aprendizado (“o que vocês vão aprender hoje?”) e as aulas visavam nos tornar "master students" por toda a vida (“nada tem valor se não é usado para sermos bem-sucedidos”).

Outra disciplina dessas foi "Marketing Technology Innovations", na UTSA. Foi Dr. Spivey quem viu algum tipo de talento em mim nas áreas de marketing (e venda) de "hi-tech" e foi bem claro a esse respeito. Foi nesta classe que fiz meu primeiro trabalho de posicionamento no mercado para um cliente real (que tinha desenvolvido um produto sem se preocupar com a concorrência, a exemplo de tantos que eu viria a encontrar depois..)..

Hoje continuo estudando diariamente, pelo menos 1 hora por dia. Estudo os clientes (reais e potenciais), o segmento dos clientes, as tendências, o posicionamento das empresas, as inovações, os concorrentes, as oportunidades, as ameaças.. Ou logo no início da manhã ou depois das 19 horas, provavelmente estarei estudando. E, com frequência, esse estudo tem me ajudado no contato com clientes e durante o processo da venda dos produtos e serviços da minha empresa.

Mas o mais importante é... e você? O quanto você tem estudado? Quais são os temas do seu estudo? Qual é o livro que você está lendo hoje (eu? acabei de ler "Selling is Dead", de Marc Miller, e comecei "Freakonomics", de Levitt e Dubner). Quais são os Web sites que você regularmente visita? E os periódicos que lê? Você acha que conhece bem o seu mercado, o seu cliente e a linha de produtos e serviços da sua empresa? O quanto você se preocupa em estar preparado para ajudar o seu cliente potencial a comprar? O quanto você se preocupa em saber exatamente como responder às perguntas que ele tem para lhe fazer?