O estímulo do reconhecimento

Existem pessoas que têm uma grande dificuldade de elogiar, reconhecer o mérito daqueles com quem trabalha. Sejam subordinados, superiores ou pares, parecem se sentir ameaçados com os desempenhos dos outros. Insegurança, miopia ou simplesmente inexistência de exemplos durante a própria vida profissional, é fato que essas pessoas se tornam amargas e deixam de aproveitar a oportunidade de estimular aqueles com quem convive através do reconhecimento e da comemoração pelas vitórias.

Tenho encontrado alguns desses em minha vida profissional. No início, bem novinha, não entendia quando encontrava alguém assim. Sofria até daquele sofrimento que não acontece pela dor, mas pelo não reconhecimento e não aproveitamento de um momento de vitória para celebração (fosse vitória minha ou de meus companheiros..)..

Com o tempo, passei a não precisar de reconhecimento. Passei não mais a pensar em mim, mas sim nas pessoas com as quais tenho contato, mas sim neles.. O que leva uma pessoa a não ficar feliz com os sucessos dos seus companheiros de trabalho (ou clientes ou fornecedores)? Por que algo que deveria ser motivo de alegria de um grupo se transforma numa ocasião de comemoração perdida, em que a insegurança clara de um contrasta feiamente com a alegria da maioria que genuinamente pensa no que é melhor para a empresa? Que tipo de experiências (más experiências, sem dúvida) teve aquela pessoa que não consegue dar um parabéns "sincero", que não consegue deixar de acrescentar um "mas" negativo, que aproveita o momento de reconhecimento de outra pessoa para prometer fazer algo melhor (sem garantia que o fará, mas para tornar o momento do outro menor ou trivial..)?

Pessoas amargas, que não estimulam outras pessoas com seu reconhecimento, também não são reconhecidas pelo trabalho que fazem em grande parte das vezes.. Triste fim... A não ser que mudem (será que elas conseguem?)...

Interessantemente, quanto menos uma pessoa se procupa com reconhecimento, mais ele é generosamente dado por quem a conhece...