Respostas que não respondem...

Como comprador, quantas vezes você já recebeu como resposta alguém lhe dizendo algo como "mandaremos a resposta em breve"? E quantas vezes esta pseudo resposta deixou de ter um follow-up e você, no final, deixou de receber a resposta que (foi prometida!) seria mandada?

Quantas vezes uma informação que é tão fácil de explicar fica retida por um labirinto de e-mails onde um fornecedor diz para o cliente que um terceiro vai responder à pergunta feita? (e demora uma eternidade para responder exatamente o que você perguntou...)

Quantas vezes a resposta chega tarde, desatualizada ou incompleta? Quantos telefonemas ou e-mails você precisa enviar para seus fornecedores para ter a resposta a conta-gotas? Ou, olhando para nós próprios, quantos e-mails nossos clientes precisam enviar para ter uma resposta nossa e/ou da nossa empresa para o que querem?

Parece-me que uma das funções de um bom vendedor é antecipar as dúvidas do comprador, tornando fácil o processo da compra - e reassegurando-o que ele, o comprador, terá a companhia dele, o vendedor, durante todo o processo.

O bom vendedor tem como missão não somente ajudar o comprador a comprar, mas também estar disponível e motivado para compartilhar o seu conhecimento das melhores práticas do que vende para o cliente. É esse atendimento de qualidade na venda que o cliente espera. E a atitude do adiamento das providências, do "outra pessoa vai lhe responder" e do "mandaremos as respostas em breve" decididamente diminui a qualidade de qualquer atendimento... e não ajuda o cliente a comprar...