Ar de vitória

"Foi realmente um show!"

É muito bom entrar num auditório e sentir na audiência o "ar de vitória". Em empresas líderes é assim. No CIn, é assim. Gente do Rio Grande do Sul ao Amazonas vem para o Recife fazer Mestrado e Doutorado com os professores do Centro de Informática da UFPe e dou aula a eles na cadeira de Engenharia de Software, convidada pelos professores Silvio Meira e Jones Albuquerque.

"Foi uma lição de como o planejamento é um fator decisivo na venda de produtos."

Falar sobre venda de software para o pessoal em começo de carreira, que pensa e trabalha manhã, tarde, noite e madrugada (também!) desenvolvendo software, é uma quebra de paradigma que muda os presentes.

"Algo mudou."

Trabalhar com eles para que não tenham os mesmos problemas que tivemos no passado - e que várias empresas continuam tendo ainda no presente - é a nossa missão.

"Esta aula nos leva a voltarmos a visão para algo mais amplo do que só escrever linhas de código. Estudar o cliente e suas necessidades é fundamental para sobreviver no mercado."

"Só praticando, como foi feito, podemos aprender com os nossos erros."

Existe coisa melhor do que ver o conhecimento sendo vivenciado e multiplicado (e com muito tempo pela frente para ser aperfeiçoado)?...