"Early majority"

O Brasil assumiu a liderança no Twitter em índice de penetração de mercado (percentual de usuários do país no Twitter em relação ao total de usuários Internet do país) e em tempo de permanência.

Assim foi com o Orkut, assim agora é com o Twitter. Parece-me claro que somos, culturalmente, early majority (maiorias que adotam mais cedo) de novas tecnologias. Há uma distância de tempo entre o momento em que uma tecnologia é lançada no seu país/local de origem e o momento em que os usuários brasileiros tomam conhecimento que ela existe (se não houvesse, estaríamos entre os early adopters, os primeiros a usarem), mas, a partir do momento em que a tecnologia é conhecida, rapidamente a adotamos em massa.

Gostamos do que é novo, gostamos de aprender, somos curiosos, exploradores e criativos. Gostamos dos primeiros lugares e corremos alegremente para eles.

Essa facilidade que o brasileiro tem de adotar novas tecnologias é uma grande ponto forte para a indústria brasileira de software. Como usuários ou como desenvolvedores, o brasileiro gosta e usa muito bem a tecnologia que tem à mão.

Colocar a nossa tecnologia à mão dos usuários brasileiros, com máxima facilidade (e de acordo com os nossos públicos-alvo), é uma responsabilidade nossa. O mercado é amplo e corre em massa..