Quem mais gosta de trabalhar?

Estereótipos "colam". Muitas vezes são justos, muitas vezes são injustos. Não importa. Colam...

Cada região tem um estereótipo. Cada estado tem um estereótipo. Cabe a nós mostrar, provar a consistência ou inconsistência dos estereótipos que nos atingem - e que podem nos ajudar ou não a fazer negócios..

Nunca sofrí com estereótipos (mulher, nordestina, pernambucana, vendendo software?) porque, olhando através olhos dos meus clientes, antecipo-os e me ponho à prova a cada novo cliente. Atitude e preparo, competência e caráter mostram a inconsistência dos pré-conceitos e alargam a visão nos pós-conceitos.

Compartilhar o que temos a oferecer aos nossos clientes, "educando", é nossa missão. Fechar os olhos para os estereótipos e fazer de conta que eles não existem não ajuda a eliminá-los. Provar a inconsistência dos mesmos, com medidas e atitudes claras, ajuda.

Um curso que ministrei no Rio na terça passada, curiosamente, mostrou isso na prática. Foi um dos cursos de maior participação e de maior questionamento pós-curso entre os mais de 100 cursos que já ministrei pelo Brasil. Quem acha que carioca não gosta tanto assim de trabalhar (estereótipo?..) não conhece os cariocas que estavam lá...