Entre a sua facilidade e a dificuldade do cliente, qual você escolhe?

No processo da venda de software, seja por falta de direcionamento, método, treinamento ou pró-atividade, fica bem clara a distinção entre:
1- os vendedores que se preocupam mais em facilitar o seu próprio dia-a-dia, e
2- os vendedores que se preocupam mais em facilitar a vida dos clientes que têm, diminuindo a dificuldade que estes têm no processo de "compra".

Os vendedores do tipo 1 exigem que o cliente saiba o que procura e não se preocupam em estudar e conhecer muito bem o mercado em que atuam nem os clientes que atendem. O levantamento das dificuldades, desejos e problemas comuns que os clientes reais e potenciais têm não parecem que lhes dizem respeito, portanto, não se dedicam a isso. Não definem públicos-alvo específicos nem verticalizam suas abordagens de venda. Quanto mais genérica for a sua própria atuação, mais ela lhe parecerá "ótima". Afinal, se é para facilitar a sua própria vida, o vendedor do tipo 1 quer mesmo é ter um discurso e uma abordagem única de venda que sirva para todos os seus clientes potenciais...

Os vendedores de tipo 2 sabem que os clientes precisam de ajuda para definir o que precisam, e se preocupam em conhecer e ter a prática com o mercado e com os clientes que atendem. Entendem as dificuldades, desejos e problemas comuns que os clientes têm, já que exploram inteligentemente a abordagem de vendas por verticais (segmentos/nichos). Usam exemplos e casos específicos para demonstrar, concretamente, o valor do uso do software que vendem e ajudam o cliente a priorizar os seus investimentos em software de acordo com o retorno que estes lhes trarão pós implantação.

Se você fosse um comprador, com que tipo de vendedor você iria preferir se relacionar?

E seus clientes? Com que tipo de vendedor você acha que seus clientes reais e potenciais gostariam de se relacionar? Você é e se porta como eles gostariam?

Entre a sua facilidade e o tratamento proativo das dificuldades dos clientes nas compras, qual você prioriza?