Tudo começa com o problema... Previsões de 4 décadas...

Entre os três primeiros vídeos mostrados abaixo, 44 anos se passaram.

O primeiro, de 1967, mostra um futuro num formato antigo. O futuro se provou muito melhor. O segundo, de 1993, mostra um futuro que é muito parecido com o que é hoje nosso presente. Mas, mais uma vez, o nosso presente é ainda mais cômodo e sofisticado do que a previsão feita. O terceiro, de 2011, mostra um futuro que ainda está por acontecer, onde a informação estará "em todo lugar" e será transferida com máxima facilidade, manipulada com nossos gestos e linguagem falada. Os sistemas como entendemos hoje, especialmente as soluções empresariais, evoluirão extraordinariamente, poupando tempo para usuários e processos distribuídos no mundo...

O que os 3 vídeos têm em comum? Eles mostram pessoas resolvendo seus "problemas diários" com o uso do "canal tecnologia". Será sempre o como fazer uma atividade do dia-a-dia mais fácil e eficaz que determinará o uso universal das aplicações da tecnologia. Será sempre o problema ou intenção das pessoas que determinará a prioridade no desenvolvimento e na adoção destas aplicações. O raciocínio é simples: quanto maior o problema ou intenção, maior será a prioridade... 

Vídeo 1: Ano: 1967 Fonte: http://youtu.be/rpq5ZmANp0k

 
Vídeo 2: Ano: 1993 Fonte: ATT, http://youtu.be/TZb0avfQme8


Vídeo 3: Ano: 2011 Fonte: Microsoft, http://youtu.be/a6cNdhOKwi0


Quer ver mais previsões?

O vídeo 4, de 2006, a seguir, mostra a evolução terráquea numa timeline, e prevê para 2017 o momento em que os computadores escreverão seu próprio software.

Incrível?

Também está previsto que em 2019 os computadores estarão em todo lugar (paredes, roupas, corpos humanos) e que, em 2099, teremos o fim da distinção entre pessoas e computadores. Uau!

Nem toda previsão se transforma em realidade, no tempo e no formato previstos, é verdade, mas pensar que chegará um tempo em que seremos todos, pessoas e computadores, "seres conscientes", choca e, ao mesmo tempo, estimula, não é mesmo? Fato é, que fantástico mundo é este que estamos criando com a nossa inteligência!

Vídeo 4: Ano: 2006 Fonte: http://youtu.be/c1KEFgD6Dtg