O tempo está a seu favor na prevenção ou na reação?

O que você prefere: prevenir ou reagir?

Se você disse "prevenir", e isso corresponde fielmente à realidade, você é uma pessoa atenta a resultados. Provavelmente você se prepara para as reuniões (para prevenir o desconhecimento e a falta de participação na discussão), cumpre prazos (para prevenir a reprovação de quem conta receber sua entrega na data acordada) e tem um crédito de confiança de seus chefes, pares, subordinados, clientes e fornecedores (além dos amigos e familiares). Certo?..

Se você disse "reagir",  e isso corresponde fielmente à realidade, falta mais atenção sua aos resultados. Provavelmente você não se prepara muito para as reuniões (não vê necessidade - só vê isso depois que os outros lhe cobram), nem sempre é atento ao cumprimento de prazos (há sempre o amanhã, não é?) e não dispõe de um saldo de crédito de confiança dos outros (que, irritantemente e mais uma vez, lhe cobram ação, certo?).

Quando você toma uma decisão? Quando o problema é tão grande que você tem que reagir (não vê que o trabalho que você quis evitar é agora ainda maior?) ou quando você se previne e, adiantadamente, se dedica a escolher o problema a tratar, com tempo a seu favor?

O que preferimos entre prevenção e reação demonstra a nossa capacidade de entender a relação contínua que existe entre causa e efeito. O que somos, o que realizamos e o legado que deixaremos é consequência direta das escolhas que fazemos e do tempo gasto entre prevenções e reações...

Do ponto de vista de venda de software então, quando o tempo estará a seu favor? Na prevenção ou na reação?