Transformando a pressão em motivação, combustão

A pressão está grande?

Há horas, dias, fases, em que tudo parece indistinto, confuso, sem saída. Gente que não se entende, projeto que não anda, negócio que não fecha, futuro incerto. Respire, transmute... Transmutar é a palavra desta semana:

transmutar 
trans.mu.tar 
(lat transmutare);vtd 1 Fazer passar a outrem; traspassar. vtd 2 Tornar diferente; alterar, mudar. vtd 3 Mudar, transferir. vpr 4 Transformar-se.

Qual é o problema? Quem está envolvido com o problema? Quem e o que está aumentando o problema? Qual é o resultado que se quer alcançar?

Organizadamente, metodicamente, construa o cenário do problema. Defina as ações necessárias (um passo-a-passo prático). Avalie suas opções. Veja o problema de vários pontos de observação. Não se mantenha estático onde hoje está, já que cada um só vê o que pode ver (tão básico isto, sim?). Estático num mesmo lugar, não verá o que em outro lugar poderá! Mova-se, circule entre as opções, "defenda e ataque uma mesma ideia" (esta é a minha definição pessoal de "inteligência"...)! Olhe através dos olhos dos outros! Aja com total atenção!

Transmutar implica em 1- receber, 2- ver o recebido de forma integral e diferente (para poder se relacionar com o que recebeu sem aversão) e 3- entregar, passar a outro algo muito melhor do que foi recebido. Que assim seja.

Interessantemente, o processo de "transformação" é pessoal, começa no individual. Que comece em você, nele, nela, em mim, e que se multiplique a partir de cada um. Transformados, transformaremos o coletivo, afetando-o positivamente.

Transmutar a dificuldade em motivação e "combustão" para boa e efetiva ação é um bem imediato que pode nascer e crescer da pressão. Quanto mais cedo se der este "dar-se conta" individual, mais rapidamente beneficiado estará o coletivo.