Tem que estar pronto

A diferença entre estar ocupado e fechar negócios está no "estar pronto".

Quando é que a gente está pronto?
1- quando conhecemos nossos pontos fortes e fracos e trabalhamos em cima deles
2- quando conhecemos nossos concorrentes
3- quando reconhecemos que não conhecemos o suficiente os nossos clientes reais e potenciais e perguntamos a eles sobre o que é importante e prioritário para eles
4- quando definimos e nos esforçamos para conhecer o nosso público-alvo
5- quando definimos o nosso posicionamento: onde vamos ser diferenciados da concorrência em função do que os clientes querem e precisam e do que temos de pontos fortes para oferecer
6- quando definimos bem os nossos canais de venda
7- quando preparemos o nosso material de Marketing "olhando através dos olhos do cliente"
8- quando bem prospectamos
9- quando bem contactamos o cliente e o conduzimos pelo processo da venda até o fechamento
10- quando compartilhamos os acertos e os erros acontecidos durante o processo da venda com os companheiros da empresa

(quem conhece a Engenharia de Vendas sabe do que estamos falando..)

Mas há o estar pronto "pessoal" em termos de entusiasmo, atitude, confiança. O pessoal é fundamental para o dia-a-dia, para a sensação de "realização". O pessoal antecede o atitudinal, sem dúvida.

Às vezes, pode ser sadio se desligar (segundos? minutos? horas?) para dar um tempo para "incubar as idéias", principalmente para quem não está conseguindo se concentrar e dar seu 100% para o trabalho.

Já para quem está concentrado, que parar o que! Aí 24 horas é pouco, a vontade que dá é a de fazer cada vez mais, aproveitando a conjunção certa de fatores, não é mesmo?...