Você reage ou responde?

Faço uma pergunta e alguém responde imediatamente, por impulso. Ela pensou no que falaria? Não.. Reagiu.. Faço uma afirmação que quebra um paradigma e alguém a nega, dando um exemplo que não se relaciona ao que foi dito. Ele pensou no que falaria? Não.. Reagiu..

Quem reage não se situa. Fala por impulso. Fala antes de ouvir - e entender - o que é dito e/ou demonstrado. É tão grande a ânsia de se posicionar que não se dá tempo para ver, observar e acolher (para concordar ou discordar, se for o caso..) o que ouve e vê. Está tão preocupado em falar que não se contém. Fala, fala, fala.. e não interage. Nem com a realidade nem com os que estão ao seu redor.

Reagir, em si, é causa ou consequência? Consequência.. Do que aquela pessoa viveu, viu, de suas experiências passadas e de suas características pessoais. Do quanto aprendeu ou desaprendeu até aquele momento. Do quanto teve de se impor para estar onde está. Do quanto perdeu tempo por não querer perder tempo (nossa síndrome, lembra?..)...

Na tentativa e erro, na prática de olhar através dos olhos dos outros (clientes, associados, amigos, irmãos, chefes, concorrentes, etc.) e na observação de mentores escolhidos por nós mesmos, podemos aprender a responder, ao invés de reagir. A diferença é imensa...

Quem responde, se situa. Ouve, vê, observa, acolhe e só então se manifesta. Interage. Contribui com sua fala "e" com o seu silêncio. Participa estando 100% atento ao que é discutido e entendendo o quanto - e quando - pode contribuir para expandir o valor do que está sendo tratado.

Para os que advogam a "necessidade" da permanente e incontida reação verbal, quem responde é mais lento do que quem reage. Mas... será? Isso não.. "depende"? Afinal, de que velocidade estamos aqui falando? Da de falar ou da de acertar no que fala?

Responder não significa protelar. Responder não significa dúvida e incerteza. Responder significa ponderação. Um profissional objetivo, decidido "e" ponderado, que responde (e não reage..), até na antecipação de questões, cria/mantém um clima de interação e movimento muito apreciado pelos que lhe rodeiam..

Que perfil você tem tem tido até hoje? O de uma pessoa que reage? Ou o de uma pessoa que responde?

Que perfil você quer ter a partir de agora?