É fácil lidar com o seu grupo? você incluído?

Características pessoais fazem enorme diferença nos relacionamentos pessoais e profissionais. Todos queremos nos relacionar com pessoas confiáveis, competentes, consistentes e positivas. Cada qualidade desta, no entanto, embute uma série de outras qualidades que, lembradas, ampliam nossa consciência e, por outro lado, nos colocam à prova. Bom isso!

O que é ser confiável? Ser confiável é cumprir missões e promessas, ser pontual e preciso, falar a verdade e ser um bom exemplo.

O que é ser competente? Ser competente é saber como cumprir missões e promessas, como ser pontual e preciso, como falar a verdade e como ser um bom exemplo.

O que é ser consistente? Ser consistente é saber como sempre cumprir missões e promessas, como sempre ser pontual e preciso, como sempre falar a verdade e como sempre ser um bom exemplo.

Vê a relação entre estas 3 grandes qualidades?
  1. confiabilidade é a qualidade-base
  2. competência é como se mostra a qualidade-base
  3. consistência é como sempre se mostra a qualidade-base
O trio reunido garante o "como é sempre" reunidos. Que beleza é trabalhar com pessoas que sabem como sempre serem confiáveis!

A quarta qualidade, positividade, é a toque final para o ambiente altamente produtivo e, ao mesmo tempo, leve, que todos queremos ter ao redor. Positividade é fundamental complemento para os 3 Cs da confiança + competência + consistência. Ser positivo é saber como sempre "ser". Ser positivo é ter fé e foco encarando os fatos com uma visão realista/otimista (otimismo é um ato de fé...). Ser positivo é ver o lado bom naquilo que observa para, a partir daí, aumentar as possibilidade de ganho e bem. Ser positivo significa usar fatos concretos para a ação. 

Ser positivo não é usar a reclamação como prática de coação. No mundo dos positivos não há carão nem choro. No mundo dos positivos não há pesos nem dramas comuns aos inseguros, despreparados e supersensíveis que precisam de constantes conversas, as cansativas "DRs" (discussões da relação), pessoais e de trabalho... Os pesos e dramas dos inseguros diminuem o ritmo produtivo do grupo. Cuidado com eles, melhor não tê-los.