A platéia se mexe nas cadeiras, toca o celular de um, uma pessoa lá de trás levanta e sai passando a mão na cabeça, duas pessoas do lado cochicham algo sem parar... A não ser que você faça algo urgentemente, você provavelmente está perdendo o seu tempo e o tempo deles..
Qual é o objetivo da sua apresentação? Qual é a maior preocupação da sua audiência? Quais são as perguntas implícitas que a audiência quer ver respondidas? Ir direto no ponto de preocupação, dor ou inquietação da audiência nos 2 primeiros slides de uma apresentação poupa tempo e é uma das maiores demonstrações de respeito que podemos dar aos nossos clientes (ou investidores ou parceiros, atuais e potenciais). Como diz um ditado americano, "make your clients money, or save them money or time"..
Ir direto ao motivo e ao objetivo da apresentação - e à declaração do que a audiência tem a ganhar estando alí presente - faz com que as pessoas se surpreendam, prestem atenção no que está/estará sendo falado, se interessem pelo que você está dizendo. É a criação direta da visão do valor da apresentação. Isso feito (e seguido), gera o grande momento do olho do participante no olho do apresentador, da clara concentração dos presentes, das perguntas inteligentes que começam a pipocar na sala ou auditório...
Vamos fugir daquele acordo tácito de construir aos poucos uma argumentação durante uma apresentação, já contando como certa a atenção da audiência. Os minutos iniciais de uma apresentação são uma grande oportunidade de imediatamente ganhar a atenção e a empatia dos presentes. São neles que a platéia "decide" se vale a pena prestar atenção ao que estamos dizendo.. ou não...
Qual é o objetivo da sua apresentação? Qual é a maior preocupação da sua audiência? Quais são as perguntas implícitas que a audiência quer ver respondidas? Ir direto no ponto de preocupação, dor ou inquietação da audiência nos 2 primeiros slides de uma apresentação poupa tempo e é uma das maiores demonstrações de respeito que podemos dar aos nossos clientes (ou investidores ou parceiros, atuais e potenciais). Como diz um ditado americano, "make your clients money, or save them money or time"..
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