Várias profissões e ocupações são estressantes. Vendas é uma delas. Dependendo do tipo de produto ou serviço que se vende e do tipo de cliente que é o comprador, a pressão diária pode ser grande, muito grande. Pressão de bater metas, pressão de vender mais do que no ano passado, pressão de ter mais clientes, pressão de satisfazer o cliente, pressão de satisfazer o gerente... haja pressão.
Até um determinado ponto, esta pressão é, na realidade, positiva: leva o vendedor a produzir mais, a perseguir e a, em grande parte das vezes, obter resultados maiores e melhores. Passado este ponto, porém, o efeito pode ser reverso. Ansiedade além da conta, perda de confiança, noites mal-dormidas, negociações mal conduzidas, margens de lucro diminuídas, esses são os resultados que sinalizam que o vendedor está sob pressão por demais alta..
Que ponto é esse onde o que é positivo passa a ser contra-produtivo? Já é difícil apontá-lo, e fica mais difícil ainda quando a gente sabe que esse ponto varia de pessoa para pessoa, de vendedor para vendedor, até de empresa para empresa.
Empresas líderes de mercado imprimem uma marca de confiança e auto-estima nas suas equipes, tornando-as mais resistentes às pressões. Já entrantes no mercado têm mais ousadia e muito menos a perder ao serem ousados - por outro lado, enfrentam mais dificuldade em vencer as dificuldades, ainda não se habilitaram nas melhores práticas..
Pessoas com um histórico de sucessos em vendas são também mais resistentes à pressão. Já viveram altos e baixos, sabem que cada baixo exige uma mudança no status quo (mais uma nova visão, abordagem, estudo.. um novo mercado) para que para o alto subam novamente.
O desafio está em manter a razão e o foco, tanto nos altos como nos baixos. Se você vende produtos e/ou serviços diferenciados que efetivamente solucionam um ou mais problemas prioritários para um ou mais segmentos numericamente significativos que você conhece bem, a sua capacidade para resistir às pressões é potencialmente alta. A chance de vencer estas pressões também...
Até um determinado ponto, esta pressão é, na realidade, positiva: leva o vendedor a produzir mais, a perseguir e a, em grande parte das vezes, obter resultados maiores e melhores. Passado este ponto, porém, o efeito pode ser reverso. Ansiedade além da conta, perda de confiança, noites mal-dormidas, negociações mal conduzidas, margens de lucro diminuídas, esses são os resultados que sinalizam que o vendedor está sob pressão por demais alta..
Que ponto é esse onde o que é positivo passa a ser contra-produtivo? Já é difícil apontá-lo, e fica mais difícil ainda quando a gente sabe que esse ponto varia de pessoa para pessoa, de vendedor para vendedor, até de empresa para empresa.
Empresas líderes de mercado imprimem uma marca de confiança e auto-estima nas suas equipes, tornando-as mais resistentes às pressões. Já entrantes no mercado têm mais ousadia e muito menos a perder ao serem ousados - por outro lado, enfrentam mais dificuldade em vencer as dificuldades, ainda não se habilitaram nas melhores práticas..
Pessoas com um histórico de sucessos em vendas são também mais resistentes à pressão. Já viveram altos e baixos, sabem que cada baixo exige uma mudança no status quo (mais uma nova visão, abordagem, estudo.. um novo mercado) para que para o alto subam novamente.
O desafio está em manter a razão e o foco, tanto nos altos como nos baixos. Se você vende produtos e/ou serviços diferenciados que efetivamente solucionam um ou mais problemas prioritários para um ou mais segmentos numericamente significativos que você conhece bem, a sua capacidade para resistir às pressões é potencialmente alta. A chance de vencer estas pressões também...