Tem que estar pronto

A diferença entre estar ocupado e fechar negócios está no "estar pronto".

Quando é que a gente está pronto?
1- quando conhecemos nossos pontos fortes e fracos e trabalhamos em cima deles
2- quando conhecemos nossos concorrentes
3- quando reconhecemos que não conhecemos o suficiente os nossos clientes reais e potenciais e perguntamos a eles sobre o que é importante e prioritário para eles
4- quando definimos e nos esforçamos para conhecer o nosso público-alvo
5- quando definimos o nosso posicionamento: onde vamos ser diferenciados da concorrência em função do que os clientes querem e precisam e do que temos de pontos fortes para oferecer
6- quando definimos bem os nossos canais de venda
7- quando preparemos o nosso material de Marketing "olhando através dos olhos do cliente"
8- quando bem prospectamos
9- quando bem contactamos o cliente e o conduzimos pelo processo da venda até o fechamento
10- quando compartilhamos os acertos e os erros acontecidos durante o processo da venda com os companheiros da empresa

(quem conhece a Engenharia de Vendas sabe do que estamos falando..)

Mas há o estar pronto "pessoal" em termos de entusiasmo, atitude, confiança. O pessoal é fundamental para o dia-a-dia, para a sensação de "realização". O pessoal antecede o atitudinal, sem dúvida.

Às vezes, pode ser sadio se desligar (segundos? minutos? horas?) para dar um tempo para "incubar as idéias", principalmente para quem não está conseguindo se concentrar e dar seu 100% para o trabalho.

Já para quem está concentrado, que parar o que! Aí 24 horas é pouco, a vontade que dá é a de fazer cada vez mais, aproveitando a conjunção certa de fatores, não é mesmo?...

Comentários

  1. Boa Noite Aísa,

    Material simples, mas muito direto e com boa qualidade de conteúdo.

    parabens

    Samuca/SP

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  2. Boa Tarde!
    Na verdade não gostaria de fazer um comentário sobre o artigo, mas sim pedir uma ajuda que se for possível, será de grande valia.
    Ocorre que estou trabalhando em uma empresa que desenvolve software, sou da área de RH, porém fui colocada na área comercial da empresa, e não consigo desenvolver um bom trabalho, pois não tenho nenhuma experiência com vendas, quanto mais com vendas de software. Na verdade não sei nem como encontrar empresas com perfil necessário para venda do software. Será que você pode me dar algumas dicas... ?
    Desde já agradeço a atenção.
    Cristina Marques

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