É errado dizer "softwares"

É errado dizer "softwares". A palavra "software" é inváriável, assim como "hardware" em inglês e "informática" em português. Software é, por definição, um conjunto ou tipo de programas, rotinas, instruções e ferramentas que dizem aos computadores o que fazer. Várias definições de "software" a partir do Google, vejam em http://www.google.com/search?q=define%3A+software&sourceid=ie7&rls=com.microsoft:en-US&ie=utf8&oe=utf8 .

Fazendo uma busca para a definição da palavra "softwares", vemos nenhuma definição em Inglês e 2 em Português:

O primeiro link vai para o Wikipedia, mas é redirecionado para a definição de "software" (sem o "s" no final):Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Softwares

O segundo link vai para um blog que mostra definições de termos e jargões da Internet tendo como fonte o dicionário do A.I.S.A. . Agora o mais curioso: o A.I.S.A. foi o primeiro site que eu montei para compartilhar informações, ainda em 1999, quando dirigia um provedor de acesso à Internet e via a dificuldade que os clientes tinham em usar o básico da Internet. E lá "software" aparece como "software" e não "softwares". Vejam a sucessão de telas abaixo (http://www.diaquente.com/wp/2007/10/08/dicionario-dos-termos-mais-utilizados-na-internet ), inclusive minha postagem no próprio blog sobre isso:





Fonte: http://www.aisa.com.br/diciona.html

Indo para o dicionário, a confirmação. Vejam a definição de "software" abaixo e a não definição de "softwares" (termo inexistente) logo a seguir:

É importante falarmos corretamente os termos do setor de software, já que somos "legítimos representantes deste setor", não é mesmo? É nossa a responsabilidade de ajudar os nossos clientes e os brasileiros em geral (inclusive a mídia) a usar corretamente o termo que define o que vendemos: "produtos e serviços de software".

Comentários

  1. Uma contribuição da USP sobre o assunto pode ser vista no link http://www.ime.usp.br/~pf/home/inglesXportugues.html: "Não use software no plural. Dizer "Instalei softwares no meu computador" tem o mesmo sabor de "Crio gados na minha fazenda". A expressão "os softwares desse computador" tem o mesmo sabor que "as águas dessa garrafa"."

    ResponderExcluir
  2. Oi Aisa,
    Sugestão para um post: indicadores de desempenho para a área de venda de software.
    um abraço,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Olá Aísa!
    Agradeço sua contribuição, e já corrigi o erro no blog diaquente.com.
    Porém devo dizer que na primeira vez que verifiquei seu site, lá constava a palavra "softwareS", veja você mesmo: http://web.archive.org/web/20060901024803/http://www.aisa.com.br/diciona.html

    ResponderExcluir
  4. Jóia, Adriano! No link indicado aparece a seguinte descrição: "Software são os programas, dados e rotinas desenvolvidos para computadores. Os programas de software precisam ser instalados nos computadores para que eles passem a desempenhar determinadas funções." Software, sem o "s" final, ok?

    ResponderExcluir
  5. Atualizei novamente, seguindo a versão atual do seu site.

    Qualquer novidade ou necessidade, estou disponível.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Vejam também postagem em http://aisapereira.blogspot.com/2008/11/software-como-marketing.html , ok?

    ResponderExcluir

Postar um comentário