As causas do medo

Vendedor é sempre extrovertido, apaixonado pelo que faz e persistente, não é? 

Nem todos... Existem os que dizem "tenho medo, receio, ansiedade e me decepciono com um não".. Para esses, o processo da venda é sofrido, não faz bem, não traz ânimo.. Fazer o que?

Está na hora de mudar isso. Para ter um resultado diferente, temos que fazer algo diferente. Como? Indo nas causas! Quais são as causas do medo, receio, ansiedade e decepção? Falta de perfil? Falta de empenho? Falta de motivação? Falta de preparo? Falta de conhecimento? Falta de recursos? Falta de treinamento? Falta de tempo? Falta de independência? O que falta?

E, por outro lado, o que há em demasia? Pressão?

Se pensarmos que não existem pessoas incompetentes mas sim mal alocadas, chegaremos lá atrás, na causa primeira, no momento da seleção de pessoal. A inadequação entre o preparo, competências e preferências pessoais e as necessidades do cargo na empresa provoca uma sucessão de problemas de motivação, reação e contaminação.

Uma boa e adequada seleção sucedida por contínuo treinamento e acompanhamento de pessoal em suas áreas fins permitirá que os vendedores da empresa não tenham que sofrer com o medo, receio, ansiedade ou decepção com um não.

O uso de uma metodologia de vendas que defina parâmetros para esta seleção e que capacite o pessoal, estimulando o preparo e o acúmulo do conhecimento do mercado, dos clientes e o adequado posicionamento do portfolio de produtos e serviços da empresa, também ajuda muito nesta hora...

Comentários

  1. Aísa, bom dia, concordo plenamente com a matéria publicada. Atuo na área comercial á mais de 12 anos, e na maior parte do tempo com vendas corporativas, ou seja, uma venda extremamente consultiva onde você deve dominar completamente a solução ou produto comercializado. Isso lhe da segurança para você atuar com tranquilidade no mercado.
    Outro ponto importante é: "você compra o que você vende?", sinceramente, dificilmente você conseguirá vender algo que você não compraria, isso causa insegurança, medo e receio de concretizar a venda, além de não conseguir ser firme e autentico no momento da apresentação. O que posso constatar e que as pessoas que acabam sendo desligadas das empresas e não conseguem uma colocação no mesmo nível e no tempo desejado, acaba ingressando na área comercial, geralmente com vendas diretas, e com certeza vender não é tão simples como as pessoas pensam, tenho certeza que este tipo de situação gera muitos pontos negativos nas cabeças das pessoas que se "aventuram" na área comercial e consequentemente gera uma imagem negativa do vendedor.
    Com um pouco de dedicação e estudo, muitas pessoas conseguirão o sucesso tão desejado na área comercial. Um grande abraço e se possível, visite meu blog: http://tirocertbr.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário