As causas do medo

Vendedor é sempre extrovertido, apaixonado pelo que faz e persistente, não é? 

Nem todos... Existem os que dizem "tenho medo, receio, ansiedade e me decepciono com um não".. Para esses, o processo da venda é sofrido, não faz bem, não traz ânimo.. Fazer o que?

Está na hora de mudar isso. Para ter um resultado diferente, temos que fazer algo diferente. Como? Indo nas causas! Quais são as causas do medo, receio, ansiedade e decepção? Falta de perfil? Falta de empenho? Falta de motivação? Falta de preparo? Falta de conhecimento? Falta de recursos? Falta de treinamento? Falta de tempo? Falta de independência? O que falta?

E, por outro lado, o que há em demasia? Pressão?

Se pensarmos que não existem pessoas incompetentes mas sim mal alocadas, chegaremos lá atrás, na causa primeira, no momento da seleção de pessoal. A inadequação entre o preparo, competências e preferências pessoais e as necessidades do cargo na empresa provoca uma sucessão de problemas de motivação, reação e contaminação.

Uma boa e adequada seleção sucedida por contínuo treinamento e acompanhamento de pessoal em suas áreas fins permitirá que os vendedores da empresa não tenham que sofrer com o medo, receio, ansiedade ou decepção com um não.

O uso de uma metodologia de vendas que defina parâmetros para esta seleção e que capacite o pessoal, estimulando o preparo e o acúmulo do conhecimento do mercado, dos clientes e o adequado posicionamento do portfolio de produtos e serviços da empresa, também ajuda muito nesta hora...