Sua empresa vai expor num grande evento. O foco está realmente em vendas?

Situação: Sua empresa estará participando de um dos maiores congressos/feiras do pais (ou do mundo) na vertical que atende.
Pergunta: Considerando o nível de exposição que sua empresa terá, você está satisfeito com a preparação para a sua participação? Acha que o que foi preparado estará à altura das expectativas de clientes e/ou investidores potenciais? Acha que o investimento de tempo, trabalho e recursos trará resultados?

Minha expectativa é sempre alta para as apresentações que vejo. Muitas deixam a desejar, por várias razões:
- apresentador que chega atrasado
- apresentador que não fala bem o idioma da audiência
- apresentador que não tem grande conhecimento sobre o que fala
- apresentador que não tem grande conhecimento sobre a audiência para quem fala
- apresentação repetitiva
- apresentação sem atrativos estéticos
- apresentação que não demonstra com clareza os resultados/benefícios que a audiência poderá vir a ter usando/comprando/investindo no que é apresentado
- apresentação que não declara como a audiência poderá usar/comprar/investir no que é apresentado
- apresentação que não mostra quem já usa/comprou/investiu

Perder um momento de atenção de quem pode vir a usar, comprar ou investir no que fazemos é perder "venda". Nenhum de nós quer que isso aconteça, não é mesmo? Segue então um passo-a-passo para aumentar a chance de sucesso das suas apresentações:

1- Escolha muito bem quem fará a apresentação. Fundamental é a boa escolha desta pessoa! Ele(a) deverá ser pontual, cordial, seguro, falar bem, conhecer muito bem sobre o que fala e para quem fala. Ele(a) deverá ser capaz de criar uma visão de futuro melhor do que a realidade atual dos presentes, ser alguém interessante na personalidade e interessado no bem-estar e progresso da audiência;

2- A apresentação deve estar bem preparada: escopo, arte, duração, tudo entra em consideração. Conduzir a audiência até o uso/compra/investimento é a missão de uma ótima apresentação. Nesta condução, um mínimo de 10 slides é indicado, mostrando:
- os problemas específicos e prioritários que o seu software ajuda/ajudará seus clientes a resolver
- a concorrência existente (ou inexistente)
- o que clientes reais têm a dizer sobre o seu produto ou serviço
- o tamanho do seu mercado-alvo
- o custo da não-compra - e o custo da compra
- a seleção dos canais de venda
- a construção da mensagem de marketing
- os benefícios para os clientes potenciais
- a facilidade do processo de compra
- o conhecimento que é compartilhado e reusado a partir da compra/investimento
(sim, mais uma vez, cada um dos 10 slides seriam espelho de cada uma das 10 fases da Engenharia de Vendas);

3- Treine, treine, treine. Treine o que será falado, treine o que será falado com o que será mostrado, treine na frente de outras pessoas, simule o momento da apresentação;

4- O fechamento da apresentação deverá corresponder a uma motivação para a ação dos presentes. O que estará sendo oferecido para aquela audiência em particular, decidiu? Uma frase de encerramento para que as pessoas confirmem o interesse que têm, bem ali na hora, é também indicada. Cabeças movendo-se afirmativamente, isto é o que queremos ver;

5- Tenha fotos tiradas, colete rapidamente o nome e o e-mail dos presentes para o compartilhamento de material (links ou impressos) e para fazer o follow-up do contato na semana seguinte.

Preparado(a)? Ótimo evento, ótima apresentação, muitas vendas!