10 perguntas:
- A sua área comercial analisa os mercados, sua própria empresa e seus produtos e serviços através de SWOT com foco em vendas?
- A sua área comercial monta matrizes competitivas de benchmarking para avaliar os concorrentes?
- A sua empresa faz pesquisas de opinião com clientes reais e potenciais com frequência?
- A sua área comercial define públicos-alvo prioritários para a prospecção ativa? Atende pessoas jurídicas por verticais (segmentos e nichos setoriais econômicos)?
- A sua empresa tem um posicionamento claro e diferenciado no mercado verticalizado? Coleta consistentemente métricas de resultado de uso do software implantado nos clientes para demonstrar o real valor do que vende?
- A sua empresa usa um mix de canais de vendas para estar onde o cliente está disposto a comprar?
- A sua área de marketing está integrada à área comercial e tem linguagem verticalizada e foco em métricas e benefícios?
- A sua área comercial prospecta ativamente os públicos-alvo definidos, explorando o seu posicionamento diferenciado e seus pontos fortes do SWOT, e contando com o apoio de um material de marketing com foco em vendas?
- A sua equipe comercial conhece bem os produtos e serviços que vende, o mercado dos clientes e os clientes? É aplicada, estuda os clientes antes de abordá-los e tem casos de sucesso que os espelham naquilo que eles podem esperar do seu produto ou serviço? Sabe chegar à pessoa de decisão, diagnosticar as necessidades, mapear as oportunidades, e, falando a linguagem dos clientes, é capaz de mostrar os benefícios que o seu produto ou serviço pode oferecer de uma forma clara e objetiva (métricas!)? E conduz a negociação com o cliente sem precisar recorrer constantemente a descontos que diminuem a lucratividade da sua empresa?
- A sua equipe comercial compartilha o conhecimento com os companheiros? Templates de venda estão disponíveis para todos?