"Uma empresa de software que conheço fez um curso com você e teve resultado. Quero isso para a minha empresa."
Mais uma manhã, e começa assim. Estou no telefone atendendo um novo cliente que quer fazer o curso da Engenharia de Vendas. Decidido que ele já está, bem entendidos por ele os benefícios e os resultados da metodologia, já passamos para a etapa seguinte - e faço perguntas para sugerir que tipo de curso é mais indicado "para eles", se o curso aberto ou fechado, in-company, ou ainda se uma palestra caso a empresa, associação de classe ou arranjo produtivo local esteja promovendo um evento anual de software com mais palestrantes.
Desligo o telefone feliz. Reconhecida, reconheço o outro. O mérito dos resultados pertence aos milhares de clientes que seguem a metodologia e têm resultados positivos. O curso gera e é fruto de uma consistente qualidade de entrega. O trabalho focado e o respeito mútuo é a base. Há uma interdependência entre o fornecedor e o cliente: se ajudo a sua empresa a crescer, cresço. Se não, não cresço. Simples assim.
Da qualidade da entrega de hoje depende a venda de amanhã. E isso se torna um desafio na medida em que a entrega de software depende de várias equipes/elementos trabalhando para o cliente, da equipe comercial à de implantação e à de suporte; da aplicação à virtualização e ao formato/necessidade de treinamento do software. Priorização, coordenação e comunicação são essenciais. Estão todos efetivamente lembrando e lembrados que da qualidade da entrega de hoje depende a venda de amanhã?