Na era da afinidade e da recomendação, o LinkedIn é peça importante tanto para empresas como para profissionais. Importante para as empresas como portal de comunicação, importante para profissionais como portal de credibilidade. Um ajuda a consolidar a visão do outro.
Sendo assim, algumas perguntas são relevantes:
Sim, as redes sociais facilitam abordagens. Quer um passo-a passo? Ok, aqui vai:
Há 2 noites estou dedicada a convidar os participantes dos nossos cursos e palestras para o meu LinkedIn. São milhares de pessoas, então estou indo aos poucos, mas está sendo ótimo ver tanta gente trabalhando tarde da noite como eu - e me respondendo imediatamente (obrigada!). Ver cada um de vocês online já me deixa feliz - e que bom sentimento este é. Sim, conectados estamos todos... pelas redes sociais e além delas!
Sendo assim, algumas perguntas são relevantes:
- Sua empresa e você aparecem bem?
- Tiveram o cuidado com as logos e com as fotos que compõem os perfis?
- Aplicaram a trinca da boa comunicação - texto claro, concreto e importante para quem o está lendo?
- Escrevem artigos (inbound marketing) de interesse coletivo?
- E você, usa o LinkedIn para ampliar rede de conexões e conhecer mais sobre potenciais beneficiários da sua tecnologia (clientes potenciais) "antes" de uma abordagem?
Sim, as redes sociais facilitam abordagens. Quer um passo-a passo? Ok, aqui vai:
- Localize e levante os interesses de quem você quer prospectar no LinkedIn, Twitter, Quora ou Facebook.
- Leia o que ele escreve. Compartilhe, retweet, faça um comentário sobre o que lhe parecer relevante. Seja notado na presença e na qualidade do que comenta.
- Quando sentir admiração pelo que leu/viu, envie uma mensagem direta elogiando e fazendo uma pergunta que ligue o tema visto ao que você faz, ao seu trabalho, se esta relação foi possível e criativa.
- Se receber uma resposta, follow-up rapidamente.
Faz sentido?