Se cada um soubesse a importância do trabalho que faz, melhor faria o que faz

Se cada um soubesse a importância do trabalho que faz, melhor faria o que faz. Começando pela equipe de manutenção e limpeza, passando pela recepção, chegando ao atendimento/venda, ao produto/serviço e à administração, cada um, de cada equipe, faria mais o seu melhor se soubesse a importância do trabalho que faz para cada cliente e para a empresa onde trabalha.

Quem limpa e mantém garante o bem-estar e o bom funcionamento das instalações. Quem recepciona/prospecta identifica e acolhe os que chegam com máxima atenção. Quem atende/vende ouve, entende, responde, orienta e contribui de múltiplas formas para quem precisa de uma solução/orientação. Quem desenvolve, implanta e suporta o produto/serviço conhece, escuta, cuida e soluciona as necessidades dos clientes. Quem administra dirige, provê recursos e se preocupa em ter mais clientes bem atendidos.

Integradas e com um propósito comum, cada equipe é vital para a satisfação de cada cliente. Mas de que adianta levantar o NPS (net promoter score) e manter o discurso do foco no cliente se cada uma dessas equipes não entender a importância do trabalho que faz (não só para a empresa onde trabalha e para cada cliente da empresa, mas também para si própria)?


Se quem limpa não limpar, será a recepção quem lidará com o incômodo de quem chega. Se quem recepciona/prospecta errar na anotação dos dados do cliente, será quem atende/vende quem irá desapontar o cliente (logo no início da relação...) e trabalho dobrado de correção terá. Se quem atende/vende prometer o que não tem para entregar, será quem desenvolve/implanta/suporta o produto ou serviço quem se sobrecarregará. Se quem desenvolve/implanta/suporta o produto ou serviço não solucionar as necessidades do público-alvo da empresa, problemas a administração terá - e a equipe de vendas sofrerá!

Tão simples e tão clara esta sequência de causas e consequências é de enxergar... mas... se cada um souber a importância do trabalho que faz para a empresa onde trabalha, melhor trabalho certamente fará! Hora disso compartilhar... 

Comentários