A utilidade de 2 tipos de perguntas

Logo depois de alguém falar, que palavra você fala: sim ou não? 

Você lida bem com o silêncio entre falas? 

Estas 2 perguntas são correlatas: elas estão relacionadas a uma possível dificuldade ou desconforto de fazer perguntas pela pressa em concordar ou discordar.

Pessoal, profissional e comercialmente, perguntas qualificadas são essenciais para entender as necessidades, objetivos e desejos "do outro". 

2 tipos de perguntas são muito úteis

  1. as perguntas que visam identificar as prioridades da outra pessoa;
  2. as perguntas que objetivam entender se a dificuldade ou facilidade é uma regra ou uma exceção. 

1- Quais são as prioridades?

Fazer perguntas para identificar as prioridades do outro é a primeira forma clara e segura de definir o que você (ou seu time ou sua empresa) tem condições de contribuir para seus clientes potenciais, reais e associados. 

Certamente o outro terá uma ou mais necessidades, objetivos ou desejos a satisfazer, e quando múltiplas são as necessidades, objetivos e desejos, necessário será "priorizar quais serão trabalhados e atendidos em primeiro lugar". 

Acostumar-se a velozmente identificar o que é prioritário para o cliente ou associado será, portanto, chave para a sua eficácia profissional e comercial. Ou seja: falando, escrevendo, apresentando e propondo, priorize o que é prioritário "para o outro".

2- Esta é uma regra ou uma exceção?

Fazer perguntas para identificar se uma real dificuldade (ou facilidade) é uma regra ou uma exceção é a segunda forma clara e segura de diagnosticar como ajudar o outro a satisfazer a necessidade, objetivo ou desejo que ele tem. 

Regras deverão estar muito bem conhecidas e predefinidas. Regras merecem prioridade de atendimento pela escala e resultados (ou estragos, se negativas) que poderão implicar. 

Quanto às exceções, é importante usar a lógica para antecipar os tipos de problemas que poderão  acontecer. A demanda e o esforço para atender exceções serão (muito) menos frequentes.

Sim?

A prática destes 2 tipos de perguntas facilitará a abordagem de executivos e vendedores no processo da venda de software.



Priorize-se. Você merece.