Promessa é compromisso!

Observe-se. Você é o seu maior campo de aprendizado. A todo momento você decide. E cada decisão repete um padrão dos seus exemplos e das suas próprias decisões. Dentro deste contexto, pergunto-lhe qual é o seu padrão de respostas: 

  • você promete mais e entrega menos? 
  • entrega o que promete? 
  • ou promete menos e entrega mais?

O que falo para você também ouço e reflito para mim. Vamos esmiuçar e detalhar como isto se relaciona?

1- Você é o seu maior campo de aprendizado:

Tem maturidade aquele que entende os seus porquês. Viver é uma contínua oportunidade de aprendizado e a observação do que nos acontece e de como reagimos ao que nos acontece nos traz maturidade e resultados: 

  • o que aconteceu como esperado? 
  • o que foi ótimo? o que foi péssimo? 
  • o que você vai mudar quando tal situação se apresentar novamente? o que você vai repetir? 
  • com quem você aprendeu? (aproxime-se...) 
  • quem lhe impediu? (prepare-se muito mais...) 

2- Escolha muito bem quem você terá como exemplo durante a vida:

Na infância, nossos pais são nossos maiores exemplos. Na adolescência, amigos e professores se tornam exemplos (ídolos e influenciadores também, o que demanda continuada atenção dos pais quanto a que tipo de exemplo eles dão...). Na vida adulta, pessoas bem sucedidas são acompanhadas com atenção. Observe-os: 

  • têm competência e caráter? 
  • demonstram mérito, excelência e inteligência no que fazem?
  • falam a verdade?
  • tratam os outros com dignidade?
  • querem o bem dos outros?

3- Você promete mais e entrega menos? Entrega o que promete? Ou promete menos e entrega mais?

Prometer é fácil, muito fácil. Exige apenas uma declaração, vontade e intenção de quem promete. Boas intenções são vistas como bons inícios, mas não garantem a entrega do prometido e a satisfação das expectativas do outro (o cliente). Ao contrário, promessas podem ser usadas como paliativos em discussões.

Porém, por definição, "promessa é uma declaração ou garantia de que alguém irá fazer algo ou que algo acontecerá" (definição da palavra "promise" no Google)... Vê? Sente? Pode se colocar no lugar do outro? Pode olhar através dos olhos do outro?

Toda promessa deve passar a ser vista como um compromisso. E, como compromisso, toda promessa deve ser clara, concreta e ter um responsável e uma data certa para entrega.

Mude a sua compreensão pessoal e a compreensão desta palavra e prática na sua empresa. Dê o exemplo. Demonstre e defina para a sua equipe que promessas sejam vistas e cumpridas como compromissos. Você verá (e terá) menos promessas não entregues e menos clientes insatisfeitos! 



〰〰〰〰〰〰〰

Agende-se: