Os seus telefones estão tocando?

Se os seus telefones não estão tocando, há uma grande chance de você não estar sendo conhecido/reconhecido pelo seu mercado potencial. O motivo para tal não está necessariamente ligado à sua empresa não ser grande o suficiente, ou você não estar perto o suficiente do seu mercado-alvo, ou pela sua equipe de vendas ser pouco eficiente.. Existe também uma boa chance de que o que está acontecendo é que você/sua empresa não está deixando claro para o mercado que é para ele, especificamente, que você desenvolveu e oferece a sua linha de produtos e serviços.

Convenhamos, tanto você quer vender como o mercado comprador quer comprar software (precisa, se quiser crescer). O comprador só não não sabe "de quem comprar". É aí que entra a nossa responsabilidade de facilitar esta questão para ele. A verticalização é poderosíssima neste sentido, os exemplos estão em toda parte. Empresas que atuam verticalizadamente oferecem o conhecimento específico sobre as demandas particulares de seus respectivos públicos-alvo + TI. A beleza do posicionamento vertical é que, com o tempo, as empresas começam a ser "percebidas" como quem têm melhores condições de ajudar "setores" (percebam o potencial de vendas dessa afirmação...).

Coloque-se no lugar dos compradores. Quem você tenderia a preferir numa situação de compra? Um fornecedor de software com uma oferta genérica ou um que já que tem o conhecimento do seu negócio + clientes-referência no seu setor + tecnologia contextualizada para as suas necessidades (o que implica em menos custo em customizações, prazos reduzidos na implantação, etc.)? Vê? Basta olhar através dos olhos dos clientes...

O melhor, no entanto, é que uma atuação verticalizada leva o próprio mercado comprador a nos procurar e a nos contactar sem um maior esforço particular ou individualizado de prospecção nosso.. É a demanda do setor pelo reconhecimento da nossa atuação diferenciada e específica. É nessa hora que os telefones passam a tocar! E estaremos tendo o privilégio de falar com pessoas que "sabem que precisam" o que temos a oferecer (o que implica em aumento no percentual de certeza de fechamento da oportunidade e redução do ciclo de venda em tempo necessário para este fechamento)...

As fases de prospecção e contato com o cliente, para serem realmente efetivas, devem ser precedidas pela preparação e posicionamento para a venda.. É esse ciclo completo que a metodologia da Engenharia de Vendas para empresas de software, em suas 10 fases, permite...

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