Ah, a impaciência...

A impaciência é má conselheira nos negócios. É ela que, por vezes, faz visionários empreendedores entregar o comando dos seus negócios a investidores descompromissados que, em pouco tempo, desvirtuam o "novo". O "novo" é visto com os olhos do "velho" e, não entendido (e muitas vezes barganhado), é "adaptado". É nessa hora que um possível "oceano azul" (segundo o modelo de estratégia de Chan Kim) se colore de vermelho...

Clayton Christensen diz que temos que ser impacientes por lucro e pacientes com crescimento - ele virá, se o lucro existe. Mas essa visão, inovadora e comprovada na prática, é exatamente o contrário do que é visto como norma nas empresas: o crescimento acelerado a qualquer custo, o fechamento dos negócios a qualquer custo.. Se pelos menos os novos empreendedores entendessem que é necessária a paciência, a persistência e a certeza da aplicabilidade da sua visão de solução...

O que faz uma pessoa ver com clareza o futuro de uma empresa ou projeto - e outra não?