Quanto vale investir em vendas?

Ganhar dinheiro é um dos 2 macro processos das empresas (mais em BPMS Brasil) e vendas é um dos cernes deste processo. A pergunta é: o quanto você está investindo nesta área, na sua empresa? (e se você trabalha no comercial e não tem poder de decisão na empresa, a pergunta se transforma em: o quanto você está investindo em você mesmo nesta área?)

Para as empresas, métricas são importantes. O quanto custa o investimento em capacitação de pessoal, inteligência de mercado e estruturação da área e o quanto este investimento pode gerar de resultado? O quanto prioritária é a geração da receita adicional líquida, recorrente e contínua das novas vendas? E quão prioritário é deixar de perder negócios?

Para as pessoas, o hábito da preparação, da leitura e da coleta e análise de dados sobre o que está acontecendo hoje e previsto para o futuro no setor de software, sobre o mercado concorrente e sobre os clientes que se quer ter em carteira é o primeiro passo. A disciplina para seguir uma metodologia no dia-a-dia e registrar a evolução de cada oportunidade - possibilitando o resgate da informação tratada num momento futuro - é um segundo passo.