Exemplo e herança

A gente leva essa vida com a certeza que haverá um amanhã, um outro mês, vários anos à frente... Negócios a fechar, lugares a visitar, pessoas a contactar... Aí vem a doença terminal de uma pessoa que amamos muito e tudo o mais fica em segundo plano..

Minha mãe faleceu ontem à tarde e ainda não dormi. Minha melhor amiga, incentivadora, professora, um exemplo inesgotável, é dela que herdei uma alegria genuína de viver e uma visão perspicaz e positiva do que acontece à volta. "Prá frente!", "Vai tirar um 11!", "Está brilhando!" são expressões que ouví repetidas vezes da minha mãe. Não existia a possibilidade do insucesso porque o insucesso nem era considerado como opção. Não existia a ruminância por matérias vencidas porque a visão era dianteira, inovadora. Não existia espaço para a tristeza, mesmo se motivo houvesse, porque não havia espaço que não fosse coberto por aqueles olhos doces, aquela risada sonora e aquelas palavras de incentivo e sabedoria.

Minha mãe me ensinou a ser uma pessoa feliz. Isso vai muito além do que ensinar alguém a ser uma pessoa organizada, disciplinada, responsável, boa (pessoalmente e profissionalmente).. Ser uma pessoa feliz é ter uma visão feliz da vida, dos altos, dos baixos, dos lados, do passado, do futuro. É ter uma auto-confiança gentil (bem diferente de uma auto-confiança prepotente) que nos permite ser claros e gentís com os outros pensando em como ajudá-los em objetivos comuns (toda pessoa feliz é generosa, por natureza)...

Quando criança, eu a achava a mulher mais linda e o centro do mundo. Adulta, via nela a mulher mais alegre, sagaz e bondosa que eu conhecia. Hoje, agora, quando penso nela, penso no exemplo que ela deixou comigo e com todos os que a conheceram. Esta é e será a minha maior - e feliz - herança...

Comentários

  1. Aísa,

    Meus sentimentos a ti e a tua família pela perda. Sei o quanto dói essa situação,mas tenho certeza que os bons momentos e o exemplo proporcionados por sua mãe sempre estarão ativos em sua vida.
    Grande abraço,

    Mário Buzian - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  2. Aisa,
    Meus sentimentos a voce e sua familia. Lembrei de cada vez que voce falou sobre sua mae, com uma adoracao e alegria que se explicam nas suas palavras agora. Sei o que esta passando... mas o fato de ter estado ao lado dela nesses ultimos anos foi mais um presente de Deus.
    Um abraco bem apertado,
    Fernanda Azevedo

    ResponderExcluir

Postar um comentário