Que venha o mercado!

Ontem foi noite de banca de avaliação no Mestrado Profissional do CESAR.edu. Ismar Kaufmann (In Forma), Eduardo Peixoto (CESAR) e eu fomos os avaliadores das apresentações dos Mestrandos do curso de Engenharia de Software, na conclusão da cadeira de Fábrica de Software. O foco das apresentações estava na venda do produto e respectivo mercado potencial para a captação de recursos de investidores (papel assumido pelos avaliadores).

Interessante perceber como as visões podem ser opostas e justamente por isso, muito ricas. Para os atuais alunos e entre quem os está avaliando. Como acredito que toda crítica é positiva (porque gera no criticado a vontade e a disposição de melhorar), tendo a seguir a filosofia do "suave nas pessoas, mas firme nos princípios", o que leva a um nível superior de exigência e de qualidade.

Algumas passagens na minha vida me têm feito ver o quanto é bom ser exigente em relação ao trabalho. Alguns dos meus professores nos Estados Unidos, em diferentes níveis de graduação, foram especialmente severos na avaliação dos meus trabalhos porque diziam que poderiam exigir mais de alguns alunos (porque esses alunos poderiam produzir sempre mais). Silvio Meira, meu mentor no primeiro ano de regresso ao Brasil e para quem mostrei o rascunho do meu primeiro livro, também disse que eu poderia fazer melhor (a essa altura, já estava acostumada).. Fiquei um mês sem tocar no rascunho, deixei o livro respirar, as idéias incubarem e, quando voltei a revisá-lo, a ordenação e o que faltava para o texto final saíram fácil, rápido (e hoje o livro se encontra na terceira tiragem)..

Moral da história? Melhor um avaliador atencioso e crítico (além de entusiasmado!), que faça observações e perguntas que levem os avaliados a melhorar o produto final "antes" da chegada ao mercado, do que avaliadores que não agreguem valor ao produzido. O mercado é severo o suficiente para corrermos o risco de nele chegarmos despreparados...

Aos avaliadores de ontem, parabéns pela discussão aberta e objetiva nos comentários sobre as apresentações.

Aos avaliados de ontem, um parabéns especial por terem lidado com a pressão e passado pela banca!

Que venha o mercado!