Esta sentença aparece no artigo "Managing IT in a downturn: beyond cost cutting", do The McKinsey Quarterly. No artigo, os autores James Kaplan, Roger Roberts e Johnson Sikes apontam o que já sabemos:
1. a tecnologia está hoje tão integrada aos processos e rotinas empresariais que praticamente se confunde com o próprio negócio;
2. em tempos de crise, a tecnologia se torna ainda mais essencial pelo muito a ser automatizado, digitalizado, virtualizado, processado, integrado e/ou auditado com o objetivo final de reduzir custos e/ou aumentar receitas dos nossos clientes reais e potenciais.
Fonte: "Managing IT in a downturn: beyond cost cutting"
Em consonância, entendo que o valor de um software não é o seu respectivo custo direto, mas sim o resultado que se pode atingir com o seu uso - incluindo aí os custos indiretos e de oportunidade associados a uma equivocada ou postergada decisão de compra. Esse resultado, se acompanhado e mensurado, tem chance de ser superior ao valor do investimento feito, historicamente falando..
Falando em história, no início dos anos 2.000, logo pós-estouro da bolha da Internet, a Business Objects fez uma campanha de outdoors na Highway 101, que corta o Vale do Silício, perto do headquarters da Oracle, onde a chamada era algo como "em tempos de crise, aí é que você precisa conhecer o seu negócio". Se assim é, o momento atual de crise pode representar uma real oportunidade para as empresas de software, certo? Caberá a nós saber mostrar (e provar) "o valor" da nossa oferta...