Com a crise global, e já antecipando-se a ela, empresários brasileiros que antes miravam "crescimento" se voltam para a "redução de custos". "Todo investimento precisará ser justificado e associado a um benefício", diz Betânia Tanure, pesquisadora da Fundação Dom Cabral que recentemente conduziu uma pesquisa nacional sobre o assunto.
Investimentos em software ajudam as empresas tanto a crescer como a reduzir custos. O que temos a construir melhor é esta "ponte visível" entre as métricas que os nossos "já" clientes estão obtendo através do uso do nosso software (quanto em redução de custos?) e os objetivos que os clientes estão querendo atingir (quanto em redução de custos?). Isso é diferente de pensar logo em reduzir os preços de produtos e serviços, se tal redução colocar em perigo a qualidade do atendimento ao cliente (que se tornará ressentido com outros tipos de custos - os indiretos e os de oportunidade - e decidirá por outro fornecedor de software num futuro próximo..).
É mais ou menos como alguém dizer "Não consigo parar de comer. Vou parar de fazer exercício físico.." (ouví isso esta semana na academia que frequento e rí muito conversando com essa pessoa..). Não há relação direta de causa e efeito entre as 2 frases, há? Assim também não há entre a funesta relação direta que é feita entre descontos e fechamento de negócios, nesse momento e em outros. Como diz Reinaldo Roveri, gerente de pesquisas de Enterprise Solutions da IDC Brasil, “a tecnologia da informação vai ser uma importante ferramenta para atravessar melhor essa turbulência. Ela vai ajudar a gerenciar melhor os gastos, identificar oportunidades e reduzir custos de operação.“ Ei-lo, redução de custos! Cabe a nós, então, provar o resultado do uso dos nossos produtos e serviços antecipadamente (suas métricas estão definidas?) para que o cliente tenha a segurança, confiança e visão de futuro (redução de custos?) para comprar de nós..
Investimentos em software ajudam as empresas tanto a crescer como a reduzir custos. O que temos a construir melhor é esta "ponte visível" entre as métricas que os nossos "já" clientes estão obtendo através do uso do nosso software (quanto em redução de custos?) e os objetivos que os clientes estão querendo atingir (quanto em redução de custos?). Isso é diferente de pensar logo em reduzir os preços de produtos e serviços, se tal redução colocar em perigo a qualidade do atendimento ao cliente (que se tornará ressentido com outros tipos de custos - os indiretos e os de oportunidade - e decidirá por outro fornecedor de software num futuro próximo..).
É mais ou menos como alguém dizer "Não consigo parar de comer. Vou parar de fazer exercício físico.." (ouví isso esta semana na academia que frequento e rí muito conversando com essa pessoa..). Não há relação direta de causa e efeito entre as 2 frases, há? Assim também não há entre a funesta relação direta que é feita entre descontos e fechamento de negócios, nesse momento e em outros. Como diz Reinaldo Roveri, gerente de pesquisas de Enterprise Solutions da IDC Brasil, “a tecnologia da informação vai ser uma importante ferramenta para atravessar melhor essa turbulência. Ela vai ajudar a gerenciar melhor os gastos, identificar oportunidades e reduzir custos de operação.“ Ei-lo, redução de custos! Cabe a nós, então, provar o resultado do uso dos nossos produtos e serviços antecipadamente (suas métricas estão definidas?) para que o cliente tenha a segurança, confiança e visão de futuro (redução de custos?) para comprar de nós..