Empresas são grupos de pessoas trabalhando para um mesmo fim. Como tal, tanto quanto pessoas, empresas têm idades e maturidades próprias. Teem a idade cronológica (há quanto tempo foram fundadas?), teem a idade biológica (como aparentam?) e teem a idade emocional (como se comportam, se relacionam e entendem o que se passa em volta?).
A idade emocional revela como pessoas e empresas tratam a informação que recebem/procuram dentro e fora das empresas. Há as que enlargam seus próprios horizontes e oportunidades quando obteem novas informações. Mas também há as que não querem ver, as que só veem o que querem, as que renegam o que veem, as que deturpam o que veem e as que simplesmente não veem.
A diferença entre o primeiro grupo (que entende e usa a informação para o seu crescimento) e o segundo grande grupo (que não vê o que está para ser visto) vai ser a causa da diferença na qualidade do resultado do uso da informação, qualquer que seja a informação. Entender as variáveis e relações de causa e efeito no contexto onde a informação se insere é predicado número um para estarmos no primeiro grupo.
A idade emocional revela como pessoas e empresas tratam a informação que recebem/procuram dentro e fora das empresas. Há as que enlargam seus próprios horizontes e oportunidades quando obteem novas informações. Mas também há as que não querem ver, as que só veem o que querem, as que renegam o que veem, as que deturpam o que veem e as que simplesmente não veem.
A diferença entre o primeiro grupo (que entende e usa a informação para o seu crescimento) e o segundo grande grupo (que não vê o que está para ser visto) vai ser a causa da diferença na qualidade do resultado do uso da informação, qualquer que seja a informação. Entender as variáveis e relações de causa e efeito no contexto onde a informação se insere é predicado número um para estarmos no primeiro grupo.