No clássico artigo "Leading Change", John Kotter mostra os 8 estágios necessários para liderar o esforço das mudanças, incluindo as ações necessárias e as armadilhas a evitar em cada estágio, como segue traduzido:
Estágio 1: "Estabeleça um senso de urgência"
Ações necessárias: avalie ameaças e oportunidades de mercado e tenha 75% dos seus executivos conscientes de que o status quo é mais perigoso do que o desconhecido
Armadilhas: subestimar a tendência das pessoas de ficarem em suas áreas de conforto, imóveis pelo medo dos possíveis riscos
Estágio 2: "Forme uma poderosa coalisão de frente"
Ações necessárias: reúna um grupo comprometido que tenha influência para liderar o processo da mudança e encorage-os a trabalhar realmente em grupo (e fora da hierarquia tradicional da empresa)
Armadilhas: não conseguir que a equipe de coalisão trabalhe em grupo e indicar para a liderança alguém que não é um executivo senior (em outras palavras: gerentes de RH, qualidade ou planejamento não são os mais indicados para a liderança do grupo)
Estágio 3: " Crie uma visão"
Ações necessárias: crie a visão de futuro que dirigirá o esforço da mudança e desenvolva estratégias para torná-la real
Armadilhas: apresentar uma visão que é complicada ou vaga demais para ser entendida por todos
Estágio 4: "Comunique a visão"
Ações necessárias: use múltiplas mídias e ensine novos comportamentos a partir do exemplo do grupo de coalisão e liderança para a mudança
Armadilhas: não comunicar a visão o suficiente para todos e ter líderes que não se comportam de acordo com a visão de mudança
Estágio 5: "Dê poder às pessoas para agir na visão"
Ações necessárias: altere estruturas ou sistemas que não estão alinhados com a visão e encorage idéias, atividades e ações inovadoras
Armadilhas: não remover as pessoas que resistem ao esforço de mudança
Estágio 6: "Planeje e crie rápidas vitórias"
Ações necessárias: trabalhe para mostrar rápidas melhorias de desempenho e reconheça e recompense funcionários que contribuíram para essas melhorias
Armadilhas: deixar os sucessos ao acaso e não gerar histórias de sucesso nos primeiros 12 a 24 meses do esforço da mudança
Estágio 7: "Consolide as melhorias e produza mais mudanças"
Ações necessárias: use a credibilidade adquirida a partir dos primeiros sucessos para mudar mais políticas, estruturas e sistemas que não estão alinhados com a visão de mudança; empregue, promova e capacite funcionários que podem ser agentes multiplicadores da mudança; e desenvolva mais projetos e agentes de mudança
Armadilhas: declarar vitória antes de mostrar reais melhorias de desempenho e permitir que os "resistentes" à mudança convençam os demais de que não vale a pena mudar
Estágio 8: "Institucionalize novas abordagens"
Ações necessárias: relacione o sucesso corporativo aos novos comportamentos e desenvolva novos líderes com a nova abordagem
Armadilhas: não criar novas normas e valores alinhados com as mudanças e promover pessoas que não personificam a mudança"...
Lendo as armadilhas é que vemos o quanto é fácil para as empresas "pensarem" que estão promovendo mudanças sem realmente estarem mudando... Todo esforço de mudança ou inovação começa em "pessoas com perfil inovador e ansioso por mudança". Quanto mais alto estiver esta pessoa na hierarquia da empresa, mais a empresa vai espelhá-lo... E mais pessoas como ela quererão se juntar a ela... É quando um comportamento pessoal pode virar então um processo, que pode virar um valor e, mais tarde, a própria cultura da empresa...
Estágio 1: "Estabeleça um senso de urgência"
Ações necessárias: avalie ameaças e oportunidades de mercado e tenha 75% dos seus executivos conscientes de que o status quo é mais perigoso do que o desconhecido
Armadilhas: subestimar a tendência das pessoas de ficarem em suas áreas de conforto, imóveis pelo medo dos possíveis riscos
Estágio 2: "Forme uma poderosa coalisão de frente"
Ações necessárias: reúna um grupo comprometido que tenha influência para liderar o processo da mudança e encorage-os a trabalhar realmente em grupo (e fora da hierarquia tradicional da empresa)
Armadilhas: não conseguir que a equipe de coalisão trabalhe em grupo e indicar para a liderança alguém que não é um executivo senior (em outras palavras: gerentes de RH, qualidade ou planejamento não são os mais indicados para a liderança do grupo)
Estágio 3: " Crie uma visão"
Ações necessárias: crie a visão de futuro que dirigirá o esforço da mudança e desenvolva estratégias para torná-la real
Armadilhas: apresentar uma visão que é complicada ou vaga demais para ser entendida por todos
Estágio 4: "Comunique a visão"
Ações necessárias: use múltiplas mídias e ensine novos comportamentos a partir do exemplo do grupo de coalisão e liderança para a mudança
Armadilhas: não comunicar a visão o suficiente para todos e ter líderes que não se comportam de acordo com a visão de mudança
Estágio 5: "Dê poder às pessoas para agir na visão"
Ações necessárias: altere estruturas ou sistemas que não estão alinhados com a visão e encorage idéias, atividades e ações inovadoras
Armadilhas: não remover as pessoas que resistem ao esforço de mudança
Estágio 6: "Planeje e crie rápidas vitórias"
Ações necessárias: trabalhe para mostrar rápidas melhorias de desempenho e reconheça e recompense funcionários que contribuíram para essas melhorias
Armadilhas: deixar os sucessos ao acaso e não gerar histórias de sucesso nos primeiros 12 a 24 meses do esforço da mudança
Estágio 7: "Consolide as melhorias e produza mais mudanças"
Ações necessárias: use a credibilidade adquirida a partir dos primeiros sucessos para mudar mais políticas, estruturas e sistemas que não estão alinhados com a visão de mudança; empregue, promova e capacite funcionários que podem ser agentes multiplicadores da mudança; e desenvolva mais projetos e agentes de mudança
Armadilhas: declarar vitória antes de mostrar reais melhorias de desempenho e permitir que os "resistentes" à mudança convençam os demais de que não vale a pena mudar
Estágio 8: "Institucionalize novas abordagens"
Ações necessárias: relacione o sucesso corporativo aos novos comportamentos e desenvolva novos líderes com a nova abordagem
Armadilhas: não criar novas normas e valores alinhados com as mudanças e promover pessoas que não personificam a mudança"...
Lendo as armadilhas é que vemos o quanto é fácil para as empresas "pensarem" que estão promovendo mudanças sem realmente estarem mudando... Todo esforço de mudança ou inovação começa em "pessoas com perfil inovador e ansioso por mudança". Quanto mais alto estiver esta pessoa na hierarquia da empresa, mais a empresa vai espelhá-lo... E mais pessoas como ela quererão se juntar a ela... É quando um comportamento pessoal pode virar então um processo, que pode virar um valor e, mais tarde, a própria cultura da empresa...