O marketing está contribuindo para as vendas?

Estou ministrando um curso da EV e a discussão é sobre qual é a maior dificuldade na venda.

Uma representante do marketing diz que a maior dificuldade que ela tem é montar um discurso único que atenda a todos os segmentos. Um vendedor ao lado, da mesma empresa, levanta a mão e diz que a maior dificuldade que ele enfrenta é oferecer uma solução específica para atender ao problema do cliente.

Pergunto se um está contribuindo para o outro...  Silêncio..

Enquanto a profissional de marketing queria facilitar o trabalho da sua área (criação de um discurso único), o vendedor estava preocupado em oferecer uma solução específica que atendesse ao cliente. Cadê a sintonia?

Se não há um entendimento claro da complementaridade de esforços e da escala de prioridades dentro de uma mesma empresa, as áreas entram em dissonância.

O vendedor precisa, sim, de multiplicidade na oferta e nas mensagens e formatos do discurso, já que cada segmento tem linguagens "e" necessidades específicas.

O marketing? Deve entender e atender essa necessidade do vendedor..

Comentários

  1. As equipes de Marketing acham que "Marketing" é fazerem propaganda, folders, etc...

    ResponderExcluir

Postar um comentário