A influência é recíproca e não tem pressa

O telefone toca, você atende e a pessoa do outro lado começa a falar sem parar sobre uma decisão que ela não aceita, tomada por um terceiro. Você escuta, faz perguntas, mostra empatia por ela e pelo terceiro, apazigua, fala com outra pessoa da equipe, ouve novamente e acerta um tempo para que seja definida uma solução que a satisfaça. Você pensa no que fará no dia seguinte, fica preocupado até lá, mas, quando a mesma pessoa do agora ontem lhe liga novamente, ela já está sorridente, fala que entendeu o que você falou e que está tudo bem.. Menos um problema..

Às vezes tenho a clara sensação que não temos idéia do tamanho da nossa influência nos outros - e dos outros em nós.. Subestimamos a nossa influência nos ambientes e nas reações do outros porque também somos influenciados por eles. A influência é recíproca. E não tem pressa. Há um espaço de tempo entre o recebimento e o processamento das mensagens que enviamos e que recebemos dos outros. Durante este espaço de tempo é que mais subestimamos o peso do nosso papel social de facilitadores entre pessoas e empresas.

Quando alguém muda de idéia e releva uma ocorrência que era vista como problema por causa da sua influência, você está cumprindo o seu papel social de facilitador. Quanto mais facilitadores genuínos, bem intencionados e competentes,  com influência, tivermos ao nosso redor, mais positivo e vibrante será o ambiente em que vivemos e trabalhamos.