A influência é recíproca e não tem pressa

O telefone toca, você atende e a pessoa do outro lado começa a falar sem parar sobre uma decisão que ela não aceita, tomada por um terceiro. Você escuta, faz perguntas, mostra empatia por ela e pelo terceiro, apazigua, fala com outra pessoa da equipe, ouve novamente e acerta um tempo para que seja definida uma solução que a satisfaça. Você pensa no que fará no dia seguinte, fica preocupado até lá, mas, quando a mesma pessoa do agora ontem lhe liga novamente, ela já está sorridente, fala que entendeu o que você falou e que está tudo bem.. Menos um problema..

Às vezes tenho a clara sensação que não temos idéia do tamanho da nossa influência nos outros - e dos outros em nós.. Subestimamos a nossa influência nos ambientes e nas reações do outros porque também somos influenciados por eles. A influência é recíproca. E não tem pressa. Há um espaço de tempo entre o recebimento e o processamento das mensagens que enviamos e que recebemos dos outros. Durante este espaço de tempo é que mais subestimamos o peso do nosso papel social de facilitadores entre pessoas e empresas.

Quando alguém muda de idéia e releva uma ocorrência que era vista como problema por causa da sua influência, você está cumprindo o seu papel social de facilitador. Quanto mais facilitadores genuínos, bem intencionados e competentes,  com influência, tivermos ao nosso redor, mais positivo e vibrante será o ambiente em que vivemos e trabalhamos. 

Comentários

  1. O texto que me fez pensar que a Engenharia da Vida é sincrona, e extendenmos estas propriedades nos relacionamentos empresriais. O "EU" só sabe da contribuição quando o "TU" a revela, assim o motivo de Um é o Outro (A empresa X existe para atender Y), são complementares, que beleza!. E esta relação continua.... também no no artigo: O pulso da riqueza publicado na
    sexta-feira, 4 de junho de 2010.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Aísa, meu nome é Luana Amorim, sou estudante de adminitração e estou querendo fazer minha monografia sobre gestão de processo na área de TI, devido a pretender fazer minha Pos também nesse segmento e gostaria, que se possível, você me indica-se um tema atual sobre esse assunto, pois estou encontrando bastante dificuldade para inicia a pesquisa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário