Dar os devidos créditos nos dá crédito..

Já tive aluno de pós-graduação que copiou integralmente um texto da revista Exame e o entregou como sendo trabalho dele. Para sorte (melhor aprender na pós-graduação do que mais tarde...) ou azar dele (a nota dele iria ser uma consequência do que ele fez...), eu tinha lido o texto... Entrei em contato e disse que ele teria algumas horas para re-escrever o trabalho (ele tinha entregue antes do prazo máximo).. ou tiraria zero..

Com a publicação de textos em blogs, a possibilidade de não dar crédito a quem tem crédito aumenta exponencialmente. Hoje mesmo ví um texto meu postado no blog de outra pessoa sem a indicação da fonte (meu blog). Se tivesse a indicação da fonte, estaria perfeito. Eu mesma coloquei o botão de "share"  para que ficasse mais fácil, para quem quisesse, compartilhar o que leu e gostou - e, nessa opção, a indicação da fonte e o link para meu blog são gerados automaticamente. Mas, por esquecimento ou por achar que a indicação da fonte não é importante, a pessoa que deleta ou não indica a fonte "toma emprestada" a inteligência de outra. Isso é bom? Não, não é. Quando é feita referência ou cópia de partes ou textos totais, é sempre importante colocar as devidas fontes no que é postado.

Dar os devidos créditos nos dá crédito. Crédito de confiança, discernimento e conhecimento. Quando indicamos quem falou ou escreveu originalmente sobre o que estamos comentando, estamos partindo do discernimento da boa escolha de um bom assunto para o nosso texto (ou argumento, se estivermos falando) e estamos nos mostrando confiáveis por admitir que o que foi dito parte da idéia e escrita de outra pessoa. Também mostramos conhecimento sobre o que pessoas da nossa área já falaram ou escreveram com base na experiência que tiveram.

Como fazer a indicação das fontes? Colocando as frases de outras pessoas entre aspas e indicando o nome do autor da frase, artigo, periódico ou livro - e o seu respectivo link, se houver - como fonte.

Cópias faladas ou escritas não acrescentam valor. Comentários, opiniões, artigos em cima de algo que já foi ou ainda não foi (melhor ainda!) dito ou escrito acrescentam. Geremos muito "novo" valor pois... indicando as fontes quando fontes tiverem sido usadas..