Em "6 Hats For All The Thinking Angles", Jane Perdue discorre sobre o método "Six Thinking Hats", de Dr. Edward de Bono.
Segundo Dr. de Bono, nosso cérebro pensa em 6 formas diferentes, às quais ele atribuiu cores e definições adjetivas, como as que seguem:
Se é assim, estilos de pensamento podem ser mais ou menos indicados dependendo do momento da venda.. Exemplos?
Ir para uma negociação com o chapéu vermelho (da emoção) é se expor à perda do controle da situação. Numa reunião de negociação, o cliente potencial estará usando o chapéu preto (da cautela) e exigirá que você esteja usando o seu chapéu branco (da objetividade) e azul (do raciocínio).
Já numa abordagem a clientes potenciais, quanto mais frequentemente usarmos o chapéu amarelo (do foco em oportunidades), melhor..
Reuniões internas de definição de público-alvo, posicionamento, canais e MarCom (marketing e comunicações)? Não esqueça de começar usando o seu chapéu verde. O vermelho também deve estar por perto. Antes da hora de bater o martelo das definições, no entanto, vá lá dentro e traga seu chapéu preto para colocar as suas opções à prova.. Na hora da decisão, no entanto, use os estilos de pensamento dos chapéus branco e azul (objetividade e raciocínio).. Esses, não os deixe nunca de usar..
Segundo Dr. de Bono, nosso cérebro pensa em 6 formas diferentes, às quais ele atribuiu cores e definições adjetivas, como as que seguem:
- chapéu preto: pessimismo, cautela e julgamento;
- chapéu branco: objetividade, imparcialidade, uso de fatos reais e números;
- chapéu amarelo: positividade, foco em oportunidades, vantagens e visão futura;
- chapéu verde: criatividade, foco na "produção" de idéias (e não na sua avaliação);
- chapéu azul: raciocínio, foco no processo e produção do pensamento;
- chapéu vermelho: emoção, instinto.
Se é assim, estilos de pensamento podem ser mais ou menos indicados dependendo do momento da venda.. Exemplos?
Ir para uma negociação com o chapéu vermelho (da emoção) é se expor à perda do controle da situação. Numa reunião de negociação, o cliente potencial estará usando o chapéu preto (da cautela) e exigirá que você esteja usando o seu chapéu branco (da objetividade) e azul (do raciocínio).
Já numa abordagem a clientes potenciais, quanto mais frequentemente usarmos o chapéu amarelo (do foco em oportunidades), melhor..
Reuniões internas de definição de público-alvo, posicionamento, canais e MarCom (marketing e comunicações)? Não esqueça de começar usando o seu chapéu verde. O vermelho também deve estar por perto. Antes da hora de bater o martelo das definições, no entanto, vá lá dentro e traga seu chapéu preto para colocar as suas opções à prova.. Na hora da decisão, no entanto, use os estilos de pensamento dos chapéus branco e azul (objetividade e raciocínio).. Esses, não os deixe nunca de usar..