Já somos os Jetsons! (e os próximos 20 anos?)

Inovação, mercado, evolução.. Trabalhamos tanto com esses conceitos que é muito bom numa sexta-feira ver o quanto já inovamos, crescemos e evoluimos. 2 vídeos, um de 1988 e outro de 1993, mostram o que era completa revolução na época e o que é hoje visto como parte do nosso cotidiano...

No primeiro vídeo, numa entrevista dada em 1988, Isaac Asimov, professor universitário e escritor de ficção científica (mais aqui), traça a evolução da educação. Do tempo dos tutores individuais que as crianças tinham no passado antigo, aos professores de classes que as crianças, em conjuntos, estavam tendo no então presente, às máquinas individuais que as crianças teriam e que seriam seus próprios professores individuais (os tutores, novamente..) no futuro. Ou seja, a evolução da educação se daria da "educação de 1 para 1 para poucos", para a "educação de 1 para n para muitos", para a "educação de 1 para 1 para muitos mais (todos?) através das máquinas"!... O tutor da educação do passado seria a máquina do futuro, que permitiria aos estudantes (tanto as crianças como os adultos!) aprender o que quer que quisessem, na hora que quisessem, e em adição (ou não, no caso dos adultos) ao modelo de ida às escolas onde a interação com outros estudantes e professores se daria.



Isso já é realidade hoje? É! E como educação não termina nunca, a máquina (a Internet e os inúmeros sites disponíveis) é nosso tutor e nossa biblioteca universal pessoal, em ato contínuo e perene...

O segundo vídeo mostra uma série de comerciais da AT&T em 1993. Arrepia ver o quanto eles foram capazes de prever o nosso presente hoje, estando há quase 20 anos atrás.. Vejam abaixo.



A pergunta que fica então é: em que estaremos inovando e revolucionando, nós mesmos e nossas empresas, nos próximos 20 anos? Qual é a visão que temos e como estamos, efetivamente, nos encaminhando para ela? Em que erraremos, em que acertaremos? Quanto do que estaremos fazendo estará sendo mostrado em retrospectivas de acertos?