É errado dizer "softwares" [2]

A questão chega via e-mail: "Sempre usei sua fundamentação sobre a forma correta da palavra software e concordo com você, pois é indiscutível que no inglês a palavra software não varia no plural. Porém, ao divulgar essa informação internamente na empresa, vários me retornaram com a argumentação de que em português a palavra software deve variar no plural. A intenção não é polemizar ou contrariar as opiniões, mas sim  esclarecer o assunto para o uso adequado da palavra. Sabe me dizer se existe alguma publicação oficial do uso da palavra no português do Brasil?"

Polêmica é sempre bom! ;-) Vamos lá então: tudo depende da fonte, não é mesmo? Em http://www.dicio.com.br/software/, software tem plural.. Lá hardware também tem plural.. Mas no Moderno Dicionário da Língua Portuguesa da Michaelis, em http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=softwares, você pode ver que, se procurar a definição da palavra "softwares" no idioma "Português", ele vai dar "nenhuma palavra encontrada". Se colocar "software" (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=software), a definição aparece completa.. A mesma coisa para hardwares versus hardware. Eu uso o Michaelis, dicionário do portal da UOL, que segue em Português a regra de software como nome não contável, como em Inglês.

Mais sobre a regra do incontável da palavra software "em Inglês"? Dêem uma olhada em http://english.stackexchange.com/questions/4144/what-is-the-plural-form-of-software, ok?

PS1: Parte da imprensa está incorrendo em erro, recorrentemente, quando escreve "softwares" para designar sistemas/aplicativos. Novamente, é errado dizer "softwares", escreví sobre isso 2 vezes, aqui e aqui...

Comentários

  1. Qualquer palavra procurada no plural em um dicionário online resulta em "nenhuma palavra encontrada", tente com casas, árvores, enfim.

    ResponderExcluir
  2. A edição do Houaiss que tenho traz ao final da definição de software o seguinte:
    GRAM. pl.: softwares (ing.)

    ResponderExcluir
  3. Só para ajudar, "escrevi" não tem acento no i. E "inglês" não se escreve com maiúscula.

    ResponderExcluir
  4. Essas palavras estrangeiras que vulgarizam-se no falar popular e midiático são desgraçadas por demais. Sugiro que nem SOFTWARES, nem HARDWARES, mas sim um equivalente português, como PROGRAMA (ou, parece-me mais adequado às gentes técnicas LOGICIÁRIO), e FERRAGEM (ou componente de computador). Não sei exatamente se estas são equivalentes adequadas, mas melhor que esse inferno anglicista decerto que sim.

    Duque de Goyaz

    ResponderExcluir

Postar um comentário