2 produtos, 2 destinos. Produto 1: tese de doutorado, inovação e paixão do desenvolvedor, sem demanda presente de clientes. Produto 2: pouca diferenciação de concorrentes, desenvolvido por demanda de clientes locais. Qual dos 2 será prioritário para a empresa, principalmente a pequena empresa? O 2? Sim, em grande parte dos casos.. Compreensivelmente.. mas também infelizmente..
Encontro várias empresas vivendo essa situação. O fluxo de caixa é garantido pelo produto 2, o produto 1 fica em "hold", esperando por sabe-se lá o que, e, de repente, a empresa sabe que outra empresa desenvolveu um produto similar ao seu produto inovador (o produto 1, o que não tinha demanda) e hoje está fechando contratos com venda média bem superior aos do produto 2 (o não inovador, que, pela sua baixa diferenciação, se vê cada vez mais dentro de um campo de batalha de preços..). Ah, se arrependimento matasse.. Mas agora é tarde demais para se arrepender, não é? Ou não?
Fé e fato, esta é a balança contínua da vida. Ver antes é um privilégio e este privilégio não pode ser tomado de graça. Ver antes vai significar a evangelização na venda, sim. Em alguns aspectos, a venda evangelizadora exige mais do vendedor.. Ele(a) vai lidar com uma necessidade latente, que ainda nem é percebida pelo cliente como existente. Ele(a) vai ter que trazer a visão do futuro para o presente, no presente.. E já que o futuro não é urgente, a venda não será rápida, tomará tempo, paciência, educação, paixão pela propagação do novo que ainda não é presente..
E, já que não será rápida, também exigirá suporte financeiro. Se a empresa tem 2 (ou mais) produtos e se divide entre eles, e se o produto 2 tem condições de manter o desenvolvimento do produto 1, que seja assim. Isso é encarar os fatos, sim, caso não haja a possibilidade financeira de concentração de esforços no produto 1 já do início, ou da hora da retomada. Mas que esta situação seja planejada e monitorada para que a venda prioritária seja a do produto 1, o inovador.
Ver antes e permitir que os que viram depois conquistem o mercado é inadmissível.. e, tristemente, tão frequente... Não permita que isso aconteça (mais) com você! Acredite, inove, confie no seu produto/serviço, seja muito crítico com o que desenvolve (fé e fato, lembra?). E, sim, claro, construa muito bem as suas vendas!
Encontro várias empresas vivendo essa situação. O fluxo de caixa é garantido pelo produto 2, o produto 1 fica em "hold", esperando por sabe-se lá o que, e, de repente, a empresa sabe que outra empresa desenvolveu um produto similar ao seu produto inovador (o produto 1, o que não tinha demanda) e hoje está fechando contratos com venda média bem superior aos do produto 2 (o não inovador, que, pela sua baixa diferenciação, se vê cada vez mais dentro de um campo de batalha de preços..). Ah, se arrependimento matasse.. Mas agora é tarde demais para se arrepender, não é? Ou não?
Fé e fato, esta é a balança contínua da vida. Ver antes é um privilégio e este privilégio não pode ser tomado de graça. Ver antes vai significar a evangelização na venda, sim. Em alguns aspectos, a venda evangelizadora exige mais do vendedor.. Ele(a) vai lidar com uma necessidade latente, que ainda nem é percebida pelo cliente como existente. Ele(a) vai ter que trazer a visão do futuro para o presente, no presente.. E já que o futuro não é urgente, a venda não será rápida, tomará tempo, paciência, educação, paixão pela propagação do novo que ainda não é presente..
E, já que não será rápida, também exigirá suporte financeiro. Se a empresa tem 2 (ou mais) produtos e se divide entre eles, e se o produto 2 tem condições de manter o desenvolvimento do produto 1, que seja assim. Isso é encarar os fatos, sim, caso não haja a possibilidade financeira de concentração de esforços no produto 1 já do início, ou da hora da retomada. Mas que esta situação seja planejada e monitorada para que a venda prioritária seja a do produto 1, o inovador.
Ver antes e permitir que os que viram depois conquistem o mercado é inadmissível.. e, tristemente, tão frequente... Não permita que isso aconteça (mais) com você! Acredite, inove, confie no seu produto/serviço, seja muito crítico com o que desenvolve (fé e fato, lembra?). E, sim, claro, construa muito bem as suas vendas!