Seu humor depende de circunstâncias?

Circunstâncias podem ter grande ou pequena influência no humor e no estado de espírito de cada um.

Se a influência é grande, fácil pode ser ver uma pessoa se deixando tomar pela arrogância quando a circunstância lhe é favorável. Ou se deixar dominar pelo desânimo se a situação lhe é desfavorável.

Interessante é ver que uma mesma situação pode ser vivida diferentemente por pessoas diferentes ou em momentos diferentes.

Numa mesma situação, se a circunstância tem pequena ou quase nula influência em nós, aprendemos com a conjuntura. Se a circunstância nos é positiva, celebramos com alegria, mas sem soberba. Se a circunstância nos é negativa, aceitamos o que vem, mas sem passividade nem inércia. Procuramos entender as reais causas do que está nos acontecendo para podermos efetiva e rapidamente ativar o inicio da mudança para o lado positivo, corretivo.

Como fazer para diminuir a influência das circunstâncias no humor? Respirar bem, alimentar-se bem, dormir bem, fazer uma ou mais atividades físicas que lhe deem prazer (andar, nadar, correr, andar de bicicleta, o que lhe fizer bem), ter tempo junto à natureza (praia, montanha, o que você gostar), praticar yoga, ter tempo para contemplar, silenciar e meditar, ouvir música, ler, escrever, cantar, ir a lugares que despertam em você sentimentos sagrados, veneráveis, fortalecem o estado de espírito. Trabalhar bem e muito, com propósito, complementam a nossa força.

Fazendo assim, bem possível que nos vejamos lembrando mais e esquecendo menos que tudo tem uma forma absolutamente perfeita de se resolver.