
Mas cabe a você e a mim olharmos através dos olhos dos clientes - e não o contrário. O vendedor é a ponte, a chave, o binóculo, quem conhece o porquê do futuro (os resultados do uso software implantado) e do presente (o porquê da abordagem a cada cliente-alvo). Na abordagem, nas comunicações, nas apresentações, no atendimento, cada cliente-alvo espera que o vendedor demonstre que o entende bem (de preferência, muito bem!). A última coisa que o cliente-alvo espera é lidar com um vendedor que não conhece a realidade em que ele (o cliente) vive, apenas achando o que ele precisa.
Achar é auto-cêntrico, egocêntrico e preguiçoso. É pretender que o que um vê, sente e faz é o que o outro vê, sente e também faz. Falamos sobre isso esta semana, lembra?
Entender é outro-cêntrico, é olhar através dos olhos do outro. O engenheiro de vendas é outro-cêntrico, centrado no outro. Além de conhecer muito bem o que vende, observa, estuda, entende, prevê, prospecta e atende falando a linguagem e priorizando as prioridades de cada cliente!
Sim, sim, os clientes o preferem e agradecem!