
Há horas, dias, fases, em que tudo parece indistinto, confuso, sem saída. Gente que não se entende, projeto que não anda, negócio que não fecha, futuro incerto. Respire, transmute... Transmutar é a palavra desta semana:
transmutar
trans.mu.tar
(lat transmutare);vtd 1 Fazer passar a outrem; traspassar. vtd 2 Tornar diferente; alterar, mudar. vtd 3 Mudar, transferir. vpr 4 Transformar-se.
Qual é o problema? Quem está envolvido com o problema? Quem e o que está aumentando o problema? Qual é o resultado que se quer alcançar?
Organizadamente, metodicamente, construa o cenário do problema. Defina as ações necessárias (um passo-a-passo prático). Avalie suas opções. Veja o problema de vários pontos de observação. Não se mantenha estático onde hoje está, já que cada um só vê o que pode ver (tão básico isto, sim?). Estático num mesmo lugar, não verá o que em outro lugar poderá! Mova-se, circule entre as opções, "defenda e ataque uma mesma ideia" (esta é a minha definição pessoal de "inteligência"...)! Olhe através dos olhos dos outros! Aja com total atenção!
Transmutar implica em 1- receber, 2- ver o recebido de forma integral e diferente (para poder se relacionar com o que recebeu sem aversão) e 3- entregar, passar a outro algo muito melhor do que foi recebido. Que assim seja.
Interessantemente, o processo de "transformação" é pessoal, começa no individual. Que comece em você, nele, nela, em mim, e que se multiplique a partir de cada um. Transformados, transformaremos o coletivo, afetando-o positivamente.
Transmutar a dificuldade em motivação e "combustão" para boa e efetiva ação é um bem imediato que pode nascer e crescer da pressão. Quanto mais cedo se der este "dar-se conta" individual, mais rapidamente beneficiado estará o coletivo.