Quem relativiza, se acostuma e aceita o atraso - o seu próprio e o dos outros - não percebe o quanto o atraso é um atraso.
Sim, porque o atraso significa tempo perdido de quem não se atrasou. Que da próxima vez também atrasará para tempo perdido não mais ter. E, de atraso em atraso, atrasadas ficarão entregas... e resultados!
Atrasos se auto justificam. O atraso de um dá ao outro o "direito" (direito?) de atrasar. Atrasados todos, sentem-se menos responsáveis pelo próprio débito do atraso. Sim, porque o atraso é um débito real na conta do tempo. O tempo de um sofre o impacto da decisão do outro. A pontualidade representa o bom impacto. O atraso representa o mau impacto.
Se a pessoa, o grupo, o departamento ou a empresa, internamente, relativiza, se acostuma e aceita o atraso, o mau impacto se entranha na dinâmica das reuniões, apresentações e encontros internos. Basta lembrar quantas vezes você esperou por alguém numa sala vazia... ou quantas vezes você ligou para chamar as pessoas... ou, atrasado, ligou para saber se as pessoas já estavam lá... Tempo perdido... E custo este tempo perdido tem...
O que fazer para evitar este custo do tempo perdido na sua empresa? (perceba que o foco é em você e no seu pessoal "interno" - clientes não estão incluídos aqui)
- 1 dia antes, envie uma mensagem para os participantes lembrando a reunião do dia seguinte e já agradecendo pela pontualidade esperada dos presentes
- chegue na hora - e se você é o líder da reunião ou apresentação, dê o exemplo, chegue um pouco antes da hora
- comece a reunião com quem está presente na hora marcada
- fale sério com quem chega atrasado, deixe claro o valor e a exigência da entrega da pontualidade
Cliente pode chegar atrasado? Sim. E é bem capaz que chegue, acostumado que está em relativizar o atraso dele face aos atrasos dos outros. Persevere: não importa o atraso do outro, importa a sua pontualidade. Lembre-se que clientes não são compreensivos com entregas atrasadas...
Repito: comece por você, dê o exemplo internamente. Substitua a prática do atraso pela de pontualidade. Ninguém gosta de atrasar, errar e se sentir não cumpridor do que lhe cabe... precisa apenas se lembrar disso vendo bons exemplos bem ao lado.
Sim, porque o atraso significa tempo perdido de quem não se atrasou. Que da próxima vez também atrasará para tempo perdido não mais ter. E, de atraso em atraso, atrasadas ficarão entregas... e resultados!
Atrasos se auto justificam. O atraso de um dá ao outro o "direito" (direito?) de atrasar. Atrasados todos, sentem-se menos responsáveis pelo próprio débito do atraso. Sim, porque o atraso é um débito real na conta do tempo. O tempo de um sofre o impacto da decisão do outro. A pontualidade representa o bom impacto. O atraso representa o mau impacto.
Se a pessoa, o grupo, o departamento ou a empresa, internamente, relativiza, se acostuma e aceita o atraso, o mau impacto se entranha na dinâmica das reuniões, apresentações e encontros internos. Basta lembrar quantas vezes você esperou por alguém numa sala vazia... ou quantas vezes você ligou para chamar as pessoas... ou, atrasado, ligou para saber se as pessoas já estavam lá... Tempo perdido... E custo este tempo perdido tem...
O que fazer para evitar este custo do tempo perdido na sua empresa? (perceba que o foco é em você e no seu pessoal "interno" - clientes não estão incluídos aqui)
- 1 dia antes, envie uma mensagem para os participantes lembrando a reunião do dia seguinte e já agradecendo pela pontualidade esperada dos presentes
- chegue na hora - e se você é o líder da reunião ou apresentação, dê o exemplo, chegue um pouco antes da hora
- comece a reunião com quem está presente na hora marcada
- fale sério com quem chega atrasado, deixe claro o valor e a exigência da entrega da pontualidade
Cliente pode chegar atrasado? Sim. E é bem capaz que chegue, acostumado que está em relativizar o atraso dele face aos atrasos dos outros. Persevere: não importa o atraso do outro, importa a sua pontualidade. Lembre-se que clientes não são compreensivos com entregas atrasadas...
Repito: comece por você, dê o exemplo internamente. Substitua a prática do atraso pela de pontualidade. Ninguém gosta de atrasar, errar e se sentir não cumpridor do que lhe cabe... precisa apenas se lembrar disso vendo bons exemplos bem ao lado.