Respondam aos e-mails e mensagens que chegam para vocês (sério, respondam aos e-mails e mensagens...)

Somos todos produtores e consumidores uns dos outros. Somos todos fornecedores e usuários uns dos outros. A todo momento assumimos um papel de produtor / fornecedor ou de usuário / consumidor. Quando preciso de algo de um terceiro, assumo o papel de consumidora ou usuária de um recurso ou dado produzido / fornecido por ele. Quando um terceiro precisa de algo de mim, sou uma produtora / fornecedora de um recurso ou dado que ele precisa e espera obter. Todas as relações podem ser vistas assim. As relações profissionais são mais fáceis de ser entendidas desta forma, mas até as relações pessoais têm uma dinâmica similar.

Se os papéis são complementares, mas opostos, muitas perguntas serão feitas e muitas respostas serão aguardadas, sim?

Sim! Mas o que é visto na prática é uma sucessão de pedidos, perguntas, mensagens, e-mails e solicitações que ficam sem resposta! Não faz sentido isso...

O cliente faz a pergunta e o fornecedor não dá resposta. O fornecedor envia um boleto e o cliente não confirma se recebeu ou se pagou. Uma área interna da empresa precisa da conclusão de um trabalho anterior de outra área e não é avisada de qualquer progresso feito. Sim, sim, respostas a perguntas e follow-up de progressos poderão ser feitos depois de dias (ou meses, ou anos...)... E sim, o sistema de cobrança do seu banco confirmará o pagamento do seu cliente... Mas quanto tempo se perderá na espera e na incerteza da resposta? E como isso afetará a psicologia dos envolvidos e a velocidade da engrenagem do trabalho rumo ao resultado cobrado / desejado? 

Respondam aos e-mails e mensagens que chegam para vocês. Sério, respondam aos e-mails e mensagens... A velocidade da engrenagem começa em você. Tão simples isso, não tem sentido a isso não responder!