Como identificar e nutrir as "forças de caráter" de cada pessoa

caráter
- qualidade inerente a uma única pessoa; 
- traços particulares, modo de ser, índole, natureza e temperamento; 
- aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir, peculiar a cada indivíduo.  
Com tantas demandas que as empresas fazem para a contratação de profissionais (o que é efetivamente "prioritário" para cada cargo ou função? o que deve ser exigido? o que pode vir a ser aprendido? o requisitado "inglês" é realmente essencial para "aquele" cargo ou função?), uma demanda que não é priorizada me incomodava muito até ontem: sobre "o caráter"... como identificar o caráter de cada pessoa? 
Até ontem... Porque o dia ontem começou com uma mensagem de minha filha pelo WhatsApp: "Hello loved ones! Olhem minhas forças."
Há momentos na vida em que o que você vê corresponde exatamente ao que você procura. As forças descritas naquele quadro enviado eram, sem nenhuma dúvida, as mais representativas da amável, generosa e justa pessoa que a minha filha é. A evidência do acerto do perfil era inquestionável e aquele estudo respondia como identificar e nutrir as forças de  caráter de cada pessoa!
O estudo é conduzido pelo VIA (Values In Action) Institute on Character, uma organização sem fins lucrativos estabelecida em Ohio (EUA) em 2001 por uma sumidade, Dr. Martin Seligman, criador da Psicologia Positiva, ex-presidente da Associação Americana de Psicologia, reconhecido por incentivar a união entre a prática e a ciência na procura e no desenvolvimento das forças de caráter das pessoas. "Curar um negativo não produz um positivo", diz Dr. Seligman. "O objetivo do Instituto é focar o que as pessoas têm de certo, em vez de patologizar o que há de errado com elas. O Instituto se estabeleceu e avança na ciência e na prática do caráter, ajudando pessoas a florescer através do poder de suas próprias maiores forças." (fontes diversas)
Respondi à pesquisa ontem. São quase 100 perguntas com escalas de concordância e discordância. Atenção é requerida. Algumas perguntas são fáceis, outras exigem mais detalhada autoavaliação. Algumas podem parecer repetitivas aos eventuais desatentos, mas claramente não são. São as respostas àquelas perguntas juntas, naquela sequência, que vão gerar o preciso perfil de forças de caráter (traços particulares de personalidade, modo de ser, índole, natureza e temperamento) de cada respondente.
"Olha o meu profile, filha!", respondi à minha filha.
"Very accurate!", respondeu ela.
Novamente a "mágica" se repetiu. Cada força retratada no perfil emociona, é como se ver num "espelho"...
Esta sou eu:
Agora você! Responda esta pesquisa, esta é uma atividade vital de autoconhecimento! Se quiser, compartilhe os seus Top 5. E, se puder, indique esta pesquisa para a área de Gente, Recursos ou Capital Humano da sua empresa.
Que esta pesquisa se torne prática comum nas empresas e entre todos nós! Tão mais fácil será localizar e nutrir as forças de caráter de cada um assim... individualmente...
"O número de perfis potenciais de força de caráter é exponencialmente maior do que o número de pessoas que vivem em nosso planeta". O estudo completo analisa 24 pontos fortes alocados em 6 categorias. Extraordinário.