Porque é necessário separar o joio do trigo

"O joio e o trigo são bastante semelhantes e apresentam diferenças somente na fase adulta. O joio é uma planta que pode prejudicar os cultivares de trigo, pois compete pelos mesmos nutrientes do solo. O joio pode ser tóxico quando consumido por humanos." (Joana Gall, em Agro 2.0)

Separar o joio do trigo é uma preocupação constante do agronegócio. É também um ensinamento de conhecida parábola de Jesus (Mateus 13). Separar férteis sementes de ervas daninhas é um desafio humano que invade a vida de cada um.

Boas ideias são férteis sementes (trigo). Más ideias são ervas daninhas (joio). Boas práticas são férteis sementes (trigo). Más práticas são ervas daninhas (joio).

Preparo, tempo e experiência ajudam a discernir umas das outras, mas nunca podemos esquecer que "o joio e o trigo são bastante semelhantes e apresentam diferenças somente na fase adulta". Ou seja, até a fase adulta de uma ideia ou prática, podemos confundi-las: joio ou trigo?

Para menos errar, precisamos primeiro nos autoconhecer. Não erramos vários erros, erramos os mesmos erros várias vezes... Pare agora e pense onde você erra "repetidamente". Deixe esse pensamento circular por alguns dias, faça dele um campo de aprendizado sobre você. Este é o primeiro passo para separar o joio do trigo na sua vida. Saber onde você erra repetidamente (joio) e decidir se precaver para que estes erros não se repitam é ponto de partida importante.  

O segundo passo é comparar as opções que temos diariamente. Umas serão sementes férteis (trigo), outras serão ervas daninhas (joio). Reconhecê-las propriamente no nascimento e crescimento (antes da fase adulta, lembra?) é vital para os ótimos resultados que todos nós pretendemos atingir.

Diariamente vivemos vários momentos de decisão que se encaixam, de uma forma ou de outra, nos 3 tipos a seguir. Cada um desses momentos pode ser encarado como uma fértil semente ou uma erva daninha:

1- Estudar ou não estudar? Estudar o Português (falar e escrever corretamente é essencial), estudar a empresa onde você trabalha, os produtos e serviços que você vende, os problemas específicos e prioritários de seus clientes reais e potenciais e os mercados dos seus clientes reais e potenciais são férteis sementes. Não estudá-los devidamente é mais fácil, toma menos tempo, parece ser suficiente, mas é uma terrível erva daninha...

2- Anotar ou não anotar? Anotar o que os clientes dizem é fértil semente. Não anotar o que os clientes dizem é erva daninha. Mas anotar não é tão fácil assim... Perguntar, ouvir e anotar o que é prioritário para cada cliente é fértil semente. Não saber ou não se importar em perguntar, ouvir e anotar o que é prioritário para cada cliente é erva daninha... 

3- Cumprir o que promete ou não cumprir o que promete? Nossa palavra é nossa honra. Prometer e entregar o prometido é fértil semente. Prometer e entregar menos do que o prometido é erva daninha...