O foco na utilidade vence qualquer vaidade

- "Vou ler este seu mini currículo que aparece no site da Engenharia de Vendas, está bem?"

- Não, não será necessário apresentar currículo. 

- "Como você quer ser apresentada?"

- Prefiro que você fale sobre sua própria experiência, o que você aprendeu e fez acontecer de melhor a partir de um aprendizado comigo.

Este diálogo já aconteceu várias vezes antes de minhas capacitações. Estou ali para ser útil a quem vai me ouvir. Um mesmo foco e propósito aproxima as pessoas. Vaidade as afasta.

Recentemente recebi uma mensagem de um profissional que teve contato comigo há 30 anos: "Você lembra que me entrevistou para estágio? Não sei se você lembra, mas eu lembro demais! Foi um aprendizado... Você me pressionou e eu escorreguei... A escorregada que eu dei foi evidente e você foi muito perspicaz! Nem piscou! Mas eu notei... e avaliei várias vezes depois... e melhorei! Hoje tenho 50 anos e ainda me lembro da entrevista. Sua postura me marcou! Você repetiu a mesma pergunta de uma forma diferente por 3 vezes, para perceber se eu teria boas respostas em momentos de pressão. E não fui bem naquela hora... Mas o que aprendi ali me valeu daquele dia para a frente! Então fica aqui meu 'muito obrigado' e imenso agradecimento por aquela entrevista!"

Ser útil ao outro. Ser útil a vários outros. Esta é a razão de convivermos e trabalharmos uns com os outros.