Pessoa 1: "O que está errado?"
Pessoa 2: "Eu tenho que fazer uma apresentação amanhã e ela não está pronta."
Pessoa 1: "Por que não?"
Pessoa 2: "Porque só agora vi que o dia da apresentação é amanhã."
Este é o mais baixo nível de responsabilidade: "inconsciência, desatenção".
Pessoa 1: "Você não soube disso antes?"
Pessoa 2: "Meu chefe não deixou isso claro."
Este é o 2o. mais baixo nível de responsabilidade: "acuse outros".
Pessoa 1: "E o que você vai fazer agora?"
Pessoa 2: "Não há o que fazer. São 6 da noite e a apresentação está marcada para amanhã às 9 horas da manhã. Não tenho mais tempo."
Este é o 3o. mais baixo nível de responsabilidade: "não posso, não é possível".
Pessoa 1: "E como vai fazer amanhã?"
Pessoa 2: "Vou ver o que acontece..."
Este é o 4o. mais baixo nível de responsabilidade: "esperar e torcer".
Até este quarto mais baixo nível de responsabilidade, a pessoa se vitimiza: pensa como vítima, não assume o dever que tem.
Mas esta situação poderia ser bastante diferente caso a pessoa 2 tivesse outro comportamento...
Pessoa 1: "O que está errado?"
Pessoa 2: "Eu tenho que fazer uma apresentação amanhã e não priorizei o trabalho."
Este é o 4o. mais alto nível de responsabilidade: "reconhecer a realidade".
Pessoa 1: "E agora?"
Pessoa 2: "Agora eu vou trabalhar até amanhã de manhã para fazer esta apresentação. Tenho tempo!"
Este é o 3o. mais alto nível de responsabilidade: "encontrar a solução".
Pessoa 1: "Se precisar de ajuda..."
Pessoa 2: "A responsabilidade é minha. Vou fazer a melhor apresentação que posso."
Este é o 2o. mais alto nível de responsabilidade: "saber e tomar para si a sua própria responsabilidade".
Na manhã seguinte:
Pessoa 1: "A apresentação vai ser agora?"
Pessoa 2: "Daqui a pouco. Tudo pronto!"
Este é o mais alto nível de responsabilidade: "fazer acontecer".
Nestes quatro níveis mais altos de responsabilidade, a pessoa não se vitimiza. Ao contrário, a pessoa assume, executa e entrega os trabalhos que lhe competem.
Pergunta que diariamente me faço, observo e passo agora a você: a cada momento, em qual nível de atenção e responsabilidade você, sua equipe, as equipes da sua empresa, seus clientes, provedores e conhecidos estão?
Lembrando:
1- O responsável entende a realidade, encontra a solução, sabe sua responsabilidade e faz acontecer.
2- O vitimista é desatento, acusa outros, alega impossibilidade e espera para ver...
PS: Este artigo retrata, na prática, a "Accountability Ladder" de Bruce Gordon, executivo norte-americano.