Menos preocupação tem quem não se vitimiza e trabalha no que lhe compete

Situação: Pessoa 1 vê que a pessoa 2 está preocupada...

Pessoa 1: "O que está errado?"

Pessoa 2: "Eu tenho que fazer uma apresentação amanhã e ela não está pronta." 

Pessoa 1: "Por que não?"

Pessoa 2: "Porque só agora vi que o dia da apresentação é amanhã."

Este é o mais baixo nível de responsabilidade: "inconsciência, desatenção".


Pessoa 1: "Você não soube disso antes?"

Pessoa 2: "Meu chefe não deixou isso claro."

Este é o 2o. mais baixo nível de responsabilidade: "acuse outros". 


Pessoa 1: "E o que você vai fazer agora?"

Pessoa 2: "Não há o que fazer. São 6 da noite e a apresentação está marcada para amanhã às 9 horas da manhã. Não tenho mais tempo."

Este é o 3o. mais baixo nível de responsabilidade: "não posso, não é possível".  


Pessoa 1: "E como vai fazer amanhã?"

Pessoa 2: "Vou ver o que acontece..."

Este é o 4o. mais baixo nível de responsabilidade: "esperar e torcer". 

Até este quarto mais baixo nível de responsabilidade, a pessoa se vitimiza: pensa como vítima, não assume o dever que tem.


Mas esta situação poderia ser bastante diferente caso a pessoa 2 tivesse outro comportamento...

Pessoa 1: "O que está errado?"

Pessoa 2: "Eu tenho que fazer uma apresentação amanhã e não priorizei o trabalho." 

Este é o 4o. mais alto nível de responsabilidade: "reconhecer a realidade". 


Pessoa 1: "E agora?"

Pessoa 2: "Agora eu vou trabalhar até amanhã de manhã para fazer esta apresentação. Tenho tempo!"

Este é o 3o. mais alto nível de responsabilidade: "encontrar a solução".  


Pessoa 1: "Se precisar de ajuda..."

Pessoa 2: "A responsabilidade é minha. Vou fazer a melhor apresentação que posso."

Este é o 2o. mais alto nível de responsabilidade: "saber e tomar para si a sua própria responsabilidade".


Na manhã seguinte:

Pessoa 1: "A apresentação vai ser agora?"

Pessoa 2: "Daqui a pouco. Tudo pronto!"

Este é o mais alto nível de responsabilidade: "fazer acontecer". 

Nestes quatro níveis mais altos de responsabilidade, a pessoa não se vitimiza. Ao contrário, a pessoa assume, executa e entrega os trabalhos que lhe competem.


Pergunta que diariamente me faço, observo e passo agora a você: a cada momento, em qual nível de atenção e responsabilidade você, sua equipe, as equipes da sua empresa, seus clientes, provedores e conhecidos estão?


Lembrando: 

1- O responsável entende a realidade, encontra a solução, sabe sua responsabilidade e faz acontecer.

2- O vitimista é desatento, acusa outros, alega impossibilidade e espera para ver...


PS: Este artigo retrata, na prática, a "Accountability Ladder" de Bruce Gordon, executivo norte-americano.